Contra novo fiasco, Fifa amplia rede de retirada de entradas para Copa
Ricardo Perrone e Rodrigo Mattos
Do UOL, em São Paulo
-
Reinaldo Canato/UOL
Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa, diz que haverá mais pontos de retirada de ingressos em 2014
A Fifa ratificou nesta sexta-feira a criação de um novo esquema de distribuição de ingressos para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. O evento terá mais postos de retirada, e esses equipamentos serão distribuídos em diferentes regiões. A medida visa evitar a repetição do fiasco da Copa das Confederações deste ano, também sediada no país.
Na Copa das Confederações, o Rio de Janeiro foi a única cidade-sede a montar mais de um ponto de distribuição de ingressos. Ainda assim, filas para retirada de bilhetes levaram mais de duas horas.
Antes do início da competição, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, chegou a admitir os problemas na distribuição dos bilhetes. Ele classificou o assunto como "uma vergonha" para a entidade, mas prometeu mudanças para 2014. "Se os ingressos para a Copa não funcionarem, aceito um chute no traseiro", disse o dirigente, na época, em entrevista ao UOL Esporte.
O temor sobre um novo fiasco levou a Fifa a repensar a distribuição dos ingressos.. Por causa disso, a entidade chegou a atrasar o anúncio dos preços e do esquema de venda. O evento realizado nesta sexta-feira havia sido agendado inicialmente para 1º de julho, mas foi postergado para a revisão no planejamento.
Ainda assim, a Fifa não apresentou planos concretos sobre o novo esquema de distribuição. A entidade disse apenas que pretende iniciar a retirada em abril de 2014 e que haverá mais pontos para isso.
"Teremos mais pontos nas cidades e teremos um número maior de locais para a retirada", disse Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa, no evento desta sexta-feira.
Inicialmente, a ideia da Fifa é que a retirada dos ingressos tenha início no dia 15 de abril de 2014. Entretanto, todos os detalhes sobre esse assunto dependem dos prazos de conclusão dos estádios.
"As datas estão relacionadas a isso. Eu não posso entregar nada antes de saber como serão os assentos e como eu poderei fazer a distribuição internamente", completou Weil.
CONFIRA OS PREÇOS DOS INGRESSOS DA COPA DO MUNDO-2014
A Copa do Mundo de 2014 será disputada em 12 sedes. O país entregou seis estádios até o momento – os equipamentos que foram usados na Copa das Confederações deste ano.
"Nós aprendemos com a Copa das Confederações. É claro que a responsabilidade de venda é da Fifa, mas o interesse de garantir a melhor vendagem e a melhor distribuição de ingressos também é nosso. Vamos dar apoio para melhorar", afirmou Luis Fernandes, secretário-geral do Ministério do Esporte.