Contra novo fiasco, Fifa amplia rede de retirada de entradas para Copa

Ricardo Perrone e Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

  • Reinaldo Canato/UOL

    Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa, diz que haverá mais pontos de retirada de ingressos em 2014

    Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa, diz que haverá mais pontos de retirada de ingressos em 2014

A Fifa ratificou nesta sexta-feira a criação de um novo esquema de distribuição de ingressos para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. O evento terá mais postos de retirada, e esses equipamentos serão distribuídos em diferentes regiões. A medida visa evitar a repetição do fiasco da Copa das Confederações deste ano, também sediada no país.

Na Copa das Confederações, o Rio de Janeiro foi a única cidade-sede a montar mais de um ponto de distribuição de ingressos. Ainda assim, filas para retirada de bilhetes levaram mais de duas horas.

Antes do início da competição, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, chegou a admitir os problemas na distribuição dos bilhetes. Ele classificou o assunto como "uma vergonha" para a entidade, mas prometeu mudanças para 2014. "Se os ingressos para a Copa não funcionarem, aceito um chute no traseiro", disse o dirigente, na época, em entrevista ao UOL Esporte.

O temor sobre um novo fiasco levou a Fifa a repensar a distribuição dos ingressos.. Por causa disso, a entidade chegou a atrasar o anúncio dos preços e do esquema de venda. O evento realizado nesta sexta-feira havia sido agendado inicialmente para 1º de julho, mas foi postergado para a revisão no planejamento.

Ainda assim, a Fifa não apresentou planos concretos sobre o novo esquema de distribuição. A entidade disse apenas que pretende iniciar a retirada em abril de 2014 e que haverá mais pontos para isso.

"Teremos mais pontos nas cidades e teremos um número maior de locais para a retirada", disse Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa, no evento desta sexta-feira.

Inicialmente, a ideia da Fifa é que a retirada dos ingressos tenha início no dia 15 de abril de 2014. Entretanto, todos os detalhes sobre esse assunto dependem dos prazos de conclusão dos estádios.

"As datas estão relacionadas a isso. Eu não posso entregar nada antes de saber como serão os assentos e como eu poderei fazer a distribuição internamente", completou Weil.

CONFIRA OS PREÇOS DOS INGRESSOS DA COPA DO MUNDO-2014

A Copa do Mundo de 2014 será disputada em 12 sedes. O país entregou seis estádios até o momento – os equipamentos que foram usados na Copa das Confederações deste ano.

"Nós aprendemos com a Copa das Confederações. É claro que a responsabilidade de venda é da Fifa, mas o interesse de garantir a melhor vendagem e a melhor distribuição de ingressos também é nosso. Vamos dar apoio para melhorar", afirmou Luis Fernandes, secretário-geral do Ministério do Esporte.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos