Blatter confia em realização da Copa do Catar no inverno

Das agências internacionais

Em Berlim (Alemanha)

  • EFE/EPA/ANATOLY MALTSEV

    Presidente da Fifa disse ser impossível "refrescar" todo um país

    Presidente da Fifa disse ser impossível "refrescar" todo um país

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse nesta quarta-feira que está confiante em fazer com que a Copa do Mundo de 2022, no Catar, seja realizada no inverno. O motivo da mudança, que faria com que o torneio mudasse do meio para o final do ano, é a elevada temperatura no país do Oriente Médio no verão. A definição, de acordo com o dirigente, pode acontecer em outubro.

"Temos que proteger os jogadores do calor. Na próxima reunião do Comitê Executivo da Fifa, em outubro, tomaremos a decisão. Estou seguro que os membros do Comitê não me deixarão na mão", disse Blatter ao jornal alemão Bild.

No Hemisfério Norte, o verão acontece entre os meses de junho e setembro. Na época, a temperatura no Catar ultrapassa os 40ºC. No inverno, entre dezembro e março, o clima é mais ameno, com temperatura em torno de 20ºC.

Para o presidente da Fifa, por mais que os estádios tenham climatizadores, não pode se "refrescar" todo um país. O dirigente não adiantou como seria possibilitada essa mudança, mas ressaltou que "se existe vontade de fazer se encontra também o caminho para conseguir".

Além de Blatter, Michael Platini, presidente da Uefa, insiste que a Copa do Mundo aconteça entre novembro e dezembro. Apesar de preparar estádios com ar-condicionado, o Catar não se opõe a mudança de data. "Estamos prontos para receber a Copa do Mundo no verão ou no inverno. Nosso planejamento não é afetado de forma nenhuma", disse em nota o comitê organizador do Mundial, no mês de março.

Entretanto, no começo de 2013, Chuck Blazer, representante da Fifa nos EUA, afirmou que essa alteração pode tirar dez semanas dos clubes e "atrapalhar o mundo inteiro do futebol". O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, disse também em janeiro que deseja conversar com Fifa caso essa mudança venha a acontecer, para não haver um conflito com as Olimpíadas de Inverno, que ocorrerão em janeiro.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos