Livro conta história do Brasil nas Copas através de gigantes das charges

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

A saga do país pentacampeão mundial de futebol através dos traços consagrados de feras dos cartuns como Ziraldo, Mauricio de Sousa, Henfil, Chico Caruso e Aroeira. Esta é a proposta do livro "Brasil nas Copas – a nossa história narrada pelas charges", que será lançado nesta semana em Campos de Jordão, com uma coleção de desenhos históricos sobre os nossos principais craques.

De autoria da dupla de artistas gráficos Gualberto Costa e JAL, o projeto inaugura uma trilogia sobre o futebol nacional ("Gol de Bico"), que futuramente irá contemplar os craques e os times mais populares do país, nas novas edições.

A proposta é apresentar momentos históricos do país através das imagens dos personagens da seleção em Copas do Mundo.

"Não existe futebol sem uma charge antes do jogo, sem uma caricatura depois da partida. São artes que vivem juntas", diz JAL, cartunista experiente com passagens por Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Pasquim.

"O Henfil marcou uma época nos Jornal dos Sports, criando personagens sobre futebol. O Ziraldo, no Pasquim, desenvolveu vários cartuns de futebol. Hoje temos um novo estilo, com gente como Mario Alberto e Gustavo Duarte. Tem também o Chico Caruso, que sempre na época de Copa prepara sequências e sequências muito interessantes. Acho que o Brasil é o país com maior número de cartunistas por metro quadrado", comenta o autor. 

Através das charges, muito humor com os técnicos da seleção brasileira ao longo da história. O material também ilustra como a caricatura esportiva pode fazer política, com referências específicas de cada tempo. 

O livro será lançado neste final de semana, no Shopping Aspen Mall, em Campos do Jordão. O evento ainda oferecerá ao público uma exposição de imagens inéditas de Neymar, que em breve será levada até Barcelona.

Com nomes da atualidade, a exposição traz cartunistas de todo o Brasil com homenagens ao atual craque da seleção, que em sua despedida do futebol nacional. São cerca de 70 cartuns e charges sobre Neymar.

Com distribuição nacional, pela Panini, o livro "Brasil nas Copas – a nossa história narrada pelas charges" terá custo de R$ 19,90. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos