Inglês critica esquema e diz que "David Luiz salvou Brasil mais uma vez"

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Zagueiro salvou um gol em cima da linha quando a partida estava 1 a 0

    Zagueiro salvou um gol em cima da linha quando a partida estava 1 a 0

Apesar de ter vencido todos os jogos da Copa das Confederações, com destaque para os 3 a 0 da final contra a Espanha, o esquema tático do Brasil ainda é deficiente, principalmente pelas laterais. Essa é a opinião do colunista Jonathan Wilson, do jornal inglês The Guardian, que ressaltou que a seleção de Felipão foi salva pelo "detetive" David Luiz.

"O Brasil foi mais uma vez salvo por David Luiz, que apareceu para resolver as crises com a regularidade implausivel de um detetive de Agatha Christie", comparando as aparições do brasileiro com o personagem dos livros da autora inglesa.

Para Wilson, a característica ofensiva de Daniel Alves e Marcelo deixa muitos espaços na defesa. Apesar da boa condição de Paulinho e Luiz Gustavo, que atuam na cobertura quando os laterais avançam, o time fica exposto, também pela falta de auxílio dos atacantes. Prova disso foram as chances de gol criadas pela Espanha.

"Embora o placar pareça convincente, Julio Cesar fez duas defesas, David Luiz protagonizou um milagre em cima da linha e a Espanha perdeu um pênalti – com as quatro chances sendo criadas com seus atacantes estando atrás dos laterais adversários.  A situação não é ajudada por Neymar e Hulk, que praticamente não fazem nada do trabalho defensivo, deixando os flancos totalmente expostos", finaliza o jornalista.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos