Prandelli revela conversa de Buffon com jogadores por pênaltis: 'ele disse que ia garantir'

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Salvador

Buffon agarrou três pênaltis na disputa contra o Uruguai e garantiu o terceiro lugar da Copa das Confederações para a Itália. O fato surpreendeu torcedores, jornalistas, uruguaios e outras tantas pessoas que estavam na Arena Fonte Nova neste domingo. O desempenho do goleiro, porém, já era previsto entre os jogadores italianos.

Tudo porque, segundo revelou o técnico Cesare Prandelli, o experiente goleiro havia conversado sobre o assunto com seus colegas de seleção e tranquilizado a todos em caso de disputa por pênaltis.

"Pela manhã, ele dizia aos companheiros que, se fosse para os pênaltis, eles não precisavam se preocupar. Disse que ele ia garantir. E foi o que aconteceu. Não há muito o que falar. O Buffon é um cara excepcional, que já ganhou tudo e ainda tem a motivação de um menino. Merece mais essa grande atuação", ressaltou o técnico da Itália.

Dos cinco pênaltis batidos pelo Uruguai na disputa após os 120 minutos de bola rolando (tempo normal e prorrogação), Buffon defendeu as cobranças de Diego Forlán, Cáceres e Walter Gargano, garantindo a medalha de bronze à Azzurra.

"É um grande goleiro, excelente. Sabíamos que poderíamos contar com ele em um momento desses. Ficamos felizes com esse desempenho e com a vitória pelo terceiro lugar", disse o meia Giaccherini.

Até mesmo quem teve sua cobrança defendida exaltou o goleiro italiano. "Perder um pênalti faz parte do jogo, infelizmente. Tentei pegar bem na bola, mas não deu. E precisamos ver que do outro lado tinha um excelente goleiros, dos melhores do mundo", analisou o atacante uruguaio Forlán.

A Itália fechou a Copa das Confederações em terceiro lugar após uma campanha razoável na primeira fase e uma derrota para a Espanha nos pênaltis na semifinal. O seleção ainda venceu o México na estreia, no Maracanã, superou o Japão e tropeçou contra o Brasil na última partida da primeira fase.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos