Jornal espanhol fala de violência, mas se rende a Neymar e diz que Brasil engoliu Espanha

Do UOL, em São Paulo

Os jornalistas espanhóis acabaram se rendendo ao talento de Neymar e ao jogo apresentado pela seleção brasileira. Depois de divulgar colunas afirmando que o Brasil estava com medo da Espanha, foi a vez do tom de inconformismo tomar conta das narrações espanholas.

O Marca, por exemplo, toda hora usava a expressão "minha mãe" ao não entender o que se passava com os atuais campeões do mundo. "Minha mãe, que jeito de começar um jogo", afirmou o narrador do site ao ver Fred abrir o placar. "Pelo menos saiu agora, vai dar para a gente tentar até o fim", completou.

Depois, foi a hora das críticas ao árbitro tomarem conta do site esportivo. "Mais uma de Luiz Gustavo e ele não recebeu nada.  Não acontece nada aqui, senhores!", se exaltou. "E ele deu amarelo para Sérgio Ramos, ai mamãe, ai mamãe", completou.  "Meu Deus, é uma máquina de parar o jogo esse time de Scolari. Bom, eles fazem o que permitem", disse em mais uma das críticas a Bjorn Kuipers.

Depois, com o segundo gol brasileiro, foi a vez dos espanhóis assumirem o golpe. "Eles estão nos devorando", disse.  Ao fim do primeiro tempo, mais lamentação: "O que dizer é que o Brasil está comendo a Espanha. Está muito difícil, mas temos de acreditar em uma reação".

Enquanto isso, na capa do site, o Marca usou a expressão Neymarazo, fazendo referência ao Maracanazzo, quando o Brasil acabou derrotado pelo Uruguai na final da Copa de 1950. Na parte de baixo, a manchete dizia "Um inferno no Maracanã". No fim, quando o apito final ia ser dado, o consolo foi a história. "Quem ganha as Confederações, não ganha o Mundial". 

O Ás, outro jornal espanhol, foi bem mais contido na sua narração e limitava-se a dizer o que acontecia na partida. Na sua capa, o site também não fazia elogios, nem críticas, apenas relatava os fatos do jogo. 

Durante a semana, especialmente após a divulgação de escândalos envolvendo os jogadores espanhóis na concentração, os jornalistas da nação atual campeã do mundo passaram a atacar os brasileiros e disseram que tudo era uma armação por medo de enfrentar a Espanha em uma final. 

Se foi armação, deu certo. O Brasil venceu a Espanha por 3 a 0, ouviu gritos de olé, de que o "campeão voltou" e levantou a taça da Copa das Confederações no Maracanã lotado. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos