Cadeirante filma dificuldade para chegar à Arena Pernambuco; Romário cobra o Ministério do Esporte

Mauricio Duarte

Do UOL, em São Paulo

O ex-jogador e deputado federal Romário (PSB-RJ) irá enviar um Requerimento de Indicação para o Ministério do Esporte para solicitar informações sobre os problemas de acessibilidade enfrentados por cadeirantes na Arena Pernambuco, sede da Copa das Confederações e que será utilizada na Copa do Mundo no Brasil

Além disso, o parlamentar informou ao UOL Esporte que também pedirá ao Ministério Público que investigue as queixas, além de enviar ofício ao Governo de Pernambuco para pedir a adequação do estádio localizado lá e seu entorno. 

Romário foi motivado por um vídeo que o próprio deputado divulgou na sua conta de Twitter nesta quinta-feira, mostrando a saga de um cadeirante que tenta chegar à Arena Pernambuco para assistir ao jogo entre Espanha e Uruguai, na primeira fase da competição. Veja o vídeo acima, cedido ao UOL Esporte pelo autor da filmagem.

As imagens, feitas por Vítor Carvalho, mostram o amigo Fernando Nóbrega passando por todo tipo de dificuldade, desde falta de vias adequadas até a truculência policial. Em um dos momentos mais dramáticos, os amigos, com o veículo parado, argumentam que precisam deixar Fernando próximo ao estádio. Uma policial, irritada, ameaça multá-los por não estarem usando cinto, mesmo com o carro estacionado.

"Não tivemos permissão de deixar meu amigo próximo do estádio, sendo necessário estacionar o veículo em local relativamente distante. O caminho percorrido passou por rodovia de alta velocidade, calçadas impróprias para cadeirantes e ladeiras. Não havia estrutura adequada para quem utiliza cadeira de rodas", disse Vítor ao UOL Esporte.

Fernando contou que se sentiu "abandonado e constrangido". Pela demora em conseguir entrar, acabou tomando chuva e o sofrimento continuou quando já estava dentro do estádio. "Por sorte levava comigo uma camisa do Botafogo-PB, clube para qual eu torço, mas quando cheguei ao estádio me deparei com banheiros para deficientes inacabados, sem luz, água, papel. Para conseguir trocar de roupa tive que improvisar meu celular para usar como luz", relatou ao UOL Esporte.

A desinformação de quem trabalhava no local também chama a atenção. De acordo com Vítor, havia mais preocupação em retirar o carro do local do que em auxiliar os torcedores. Segundo ele, um policial chegou a ironizar a situação, dizendo "Não posso fazer nada, quem manda é a Fifa".

"Logo que chegamos a Arena, em um horário tranquilo, muitas horas antes do início do jogo, encontramos policiais exaltados. Paramos o carro na entrada principal para pedir informações, mas desde já sinalizavam para sair dali, afastar o carro sem sequer conversar. Na segunda entrada continuaram evitando diálogo, uma série de informações contraditórias, ninguém sabia de nada", reclamou.

Vítor afirmou que, até o momento, apesar da repercussão do vídeo nas redes sociais e dos inúmeros compartilhamentos, nenhuma autoridade responsável o procurou para dar algum tipo de satisfação ou esclarecimento sobre o ocorrido.

Procurada pela reportagem do UOL Esporte, a administração da Arena Pernambuco disse por meio de sua assessoria de imprensa que tomou conhecimento do vídeo mas que, como se tratava de uma questão de acessibilidade externa, o responsável seria o Governo do Estado, mais precisamente a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa-PE).

 

A Secopa-PE, por sua vez, informou ao UOL Esporte por meio de nota oficial que "foi disponibilizado às pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção um transporte especial nos dias de jogos da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 na Arena Pernambuco. Veículos adaptados para atender a esse público específico transportaram de forma gratuita esses torcedores até o estádio".

Ainda segundo a nota, esse serviço transportou 600 pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção por jogo, totalizando 1.800 torcedores atendidos durante a competição.

"Nos dias de jogos da competição em Pernambuco, veículos do Programa PE Conduz partiram de dois pontos: da Estação Cosme e Damião, localizada a 2,5 km do estádio, para contemplar esse público específico que chegasse pelo metrô; e do estacionamento do Parqtel, situado a 3 km da Arena Pernambuco(...)Dois desses veículos aparecem, inclusive, no vídeo divulgado pelo torcedor na internet, mais precisamente a partir dos 2'36", informou a Secopa-PE.

MAIS PROBLEMAS DE ACESSO

  • A reportagem encontrou cadeirantes em dificuldades de locomoção em ao menos mais um estádio construído para o evento. Na Arena Fonte Nova, em Salvador, os cadeirantes sofreram nas filas dos elevadores. Como só entrava apenas uma cadeira de rodas por vez, a fila chegava a ficar grande demais. Os torcedores reclamaram. Diziam coisas como: "em shopping, os elevadores aceitam duas cadeiras e aqui só entra uma". A visibilidade também não era muito boa. Alguns se queixaram de pontos cegos.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos