Taxistas bloqueiam entrada de hotel da Espanha; jogadores chegam a pé escoltados pela PF

Vinícius Segalla

Do UOL, em Fortaleza

  • Vinícius Segalla/UOL

    Taxistas interrompem trânsito na avenida Beira-Mar e protestam contra a Fifa em frente do hotel da Espanha

    Taxistas interrompem trânsito na avenida Beira-Mar e protestam contra a Fifa em frente do hotel da Espanha

A onda de manifestações pelo Brasil atingiu até os taxistas de Fortaleza. Cerca de 250 motoristas protestam contra a Fifa e paralisam a avenida Beira Mar, interrompendo o trânsito em frente ao hotel onde a Espanha está hospedada. O transtorno afetou um grupo de jogadores da Fúria que precisou voltar a pé para o hotel e escoltados pela Polícia Federal.

A delegação da equipe europeia conseguiu entrar no hotel antes de a manifestação começar. No entanto, um grupo de três a quatro jogadores havia saído para andar pelas ruas de Fortaleza. Sem conseguir voltar por conta do trânsito interrompido, eles tiveram que retornar a pé e, com um semblante bastante contrariados, foram escoltados por homens da Polícia Federal.

Mais cedo, a equipe se classificou para a final da Copa das Confederações ao vencer a Itália nos pênaltis após um empate sem gols no tempo regulamentar na semifinal. Agora, vão enfrentar o Brasil na grande decisão no próximo domingo, no Maracanã.

Os taxistas já planejam um novo movimento às 9 h desta sexta-feira. Eles vão se concentrar no mesmo lugar e seguir em comboio em direção ao Aeroporto Internacional Pinto Martins para interromper as principais vias de acesso ao local. A intenção é fazer com que a Espanha perca o voo, agendado para às 13 h desta sexta.

Os motoristas que pararam a avenida Beira Mar reclamam que a Fifa alugou ônibus e carros particulares para transportar jornalistas e delegações ao invés de utilizar o serviço de táxi, além de proibir o acesso dos táxis à área restrita no entorno do estádio Castelão, onde vêm sendo realizado os jogos.

O líder da manifestação, o taxista Manoel Rafael, alega que ele e seus colegas foram obrigados a fazer investimentos para melhorar os carros, mas não estão tendo trabalho que compense o sacrifício.

"Estamos fazendo a manifestação porque nos foi pedido que reformássemos nossos carros, aprendêssemos a falar inglês e quando chega na Copa não tem trabalho. A Fifa alugou carro para todos os jornalistas e delegações irem dos hotéis para estádios e para o Centro", disse.

Os taxistas paralisaram as três pistas da avenida Beira Mar e pretendiam manter o protesto até conseguirem agendar uma audiência com o prefeito ou com algum representante da Fifa. Por volta de 23h20, a manifestação foi interrompida e o trânsito voltou a fluir.

Apesar do transtorno na região, o clima foi pacífico. Uma viatura da Polícia Militar e um carro da companhia de tráfego local apenas observaram a movimentação. Os únicos que ficaram exaltados foram os motoristas dos carros particulares que não conseguem passar pela avenida e acionaram suas buzinas ininterruptamente.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos