Bebeto cobra gastos no Maracanã, mas vê justificativa para preço maior

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

Com discurso conciliador, o membro do COL (Comitê Organizador Local) e deputado estadual pelo PDT Bebeto disse que é preciso que o governador do Estado do Rio, Sergio Cabral, explique os gastos com o Maracanã. Ao mesmo tempo, ele justificou o aumento do orçamento pelas dificuldades da obra, elogiou a cara do novo estádio e demonstrou confiança no governador. No total, a reconstrução da arena teve gastos de R$ 1,2 bilhão para os cofres públicos, majoritariamente bancado pelo governo fluminense.

A posição do parlamentar ocorre após seguidas manifestações nas ruas que são protestos contra os gastos da Copa-2014. Bebeto sempre foi um dos membros do COL com dicurso mais favorável à realização da competição e do Mundial. Sua declaração agora ainda tem seguidas ressalvas e explicações para as despesas com o estádio. Mas ele pede transparências nos investimentos na arena.

"Como parlamentar, quero sempre o melhor para o meu povo. Quero transparência também. Tenho que cobrar do governo porque gastou isso. Você não destruiu o Maracanã todo. Não poderia mexer na fachada. Isso se torna o mais caro. Quando destrói e constrói outro o custo é menor. Mas o governo tem que mostrar porque gastou isso", afirmou o dirigente e deputado, dizendo que está sempre cobrando e que se preocupa com o dinheiro público. "Tenho certeza de que o governador vai explicar", contemporizou.

Para Bebeto, há duas justificativas para o aumento de custo do estádio. Uma delas é o fato de o estádio não ter podido ser destruído porque isso afetaria o patrimônio histórico. Essa é uma das explicações do governo do Estado para o encarecimento do projeto.

O ex-jogador ainda argumenta que houve atrasos nas obras, o que gerou contratações de operários extras para finalizar a obra. "Passou do prazo de entrega e acabar gastando mais. Uma das coisas deve ter sido isso. Põe mais gente para trabalhar, mas vai subindo. É uma preocupação que tenho como parlamentar", analisou.

Em seguida, ele começou a fazer elogios ao estádio. "O Maracanã está lindo. Está tudo funcionando", ressaltou. E Bebeto também não explicou, como vai cobrar o governador. Até hoje, o deputado nunca fez nenhuma cobrança direta ao governador sobre o crescimento dos gastos no estádio.

O ex-jogador ainda se mostrou triste com a posição de críticas do seu ex-companheiro de seleção Romário em relação aos gastos da Copa-2014. "Fico triste. A gente queria o Romário com a gente. É o nome do país. Todos deveriam tentar juntos. Esse é o meu objetivo. O quanto mais pode desenvolver e trazer coisas boas para o nosso país é melhora. Não só para estádios como para mobilidade urbana."

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos