Contra o calor, espanhóis sugerem mudança de tabela da Copa com jogos noturnos
Bruno Freitas
Do UOL, em Fortaleza
-
EFE/Oliver Weiken
Espanha sofreu com o calor de Fortaleza contra a Nigéria na tarde do último domingo
Uma cena no jogo de domingo entre Espanha e Nigéria marcou a seleção campeã do mundo em Fortaleza. Instantes antes do segundo tempo, o volante Sergio Busquets foi acometido por náuseas, dobrou o corpo e quase desmaiou. O calor experimentado na Copa das Confederações faz os espanhóis se engajarem em reivindicações de mudança de tabela para o Mundial do próximo ano.
A última partida da Espanha na Copa das Confederações foi disputada em meio a alta temperatura, na casa dos 30 graus. A equipe volta a campo nesta quinta-feira, contra a Itália, mais uma vez em Fortaleza, no mesmo horário, às 16h (de Brasília).
"Contundentemente, sim", respondeu Alvaro Arbeloa, a respeito da ideia de mudança de horário para a Copa do próximo ano. "Seria muito melhor jogar mais tarde, às 7h. Seria melhor para o espetáculo", acrescentou o lateral da seleção espanhola.
"Seria melhor jogar às 7h ou às 9h. Mas no nível europeu, do audiovisual, é melhor para que mais torcedores possam ver a seleção, assim como as nossas famílias. Também para as crianças da Espanha, para ver os seus ídolos, a sua seleção", comentou o zagueiro Sergio Ramos.
Na Copa de 2014 no Brasil, muitos jogos começarão às 13h (de Brasília), em adaptação de grade para atender à demanda de televisão para o exterior, especificamente nas transmissões para a Europa. A cidade de Fortaleza, por exemplo, tem um jogo neste horário nas oitavas de final.
Pela tabela já estipulada da Copa, outras capitais do país tradicionalmente quentes recebem jogos neste mesmo horário, como Natal, Salvador, Recife e Rio de Janeiro.
A Espanha fez um jogo noturno nesta Copa das Confederações, jogando às 19h contra o Uruguai em Recife. No entanto, a partida foi transmitida na madrugada europeia.