Após protestos, governo faz campanha positiva sobre a Copa em rede social
Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro
-
Reprodução/Facebook
Postagem do Ministério do Esporte destaca empregos e renda gerados pela Copa do Mundo
Após o governo culpar falhas de comunicação pela revolta da população contra a Copa do Mundo, o Ministério do Esporte resolveu agir. O órgão começou a publicar na segunda-feira, em redes sociais da internet, mensagens com dados positivos a respeito do Mundial de 2014 e sua possível contribuição com o desenvolvimento do país.
No início da tarde de segunda, duas imagens foram postadas em um perfil de uma rede social do Portal da Copa, página de internet administrada pelo ministério. As postagens trazem em destaque a frase "Verdades sobre a Copa", e informam os investimentos em curso para o Mundial e a quantidade de empregos e renda gerados pelo torneio.
Em uma das postagens, o Ministério do Esporte informa, inclusive, que a verba federal para estádios da Copa é zero. No domingo, o UOL Esporte revelou que, por meio de isenções, subsídios e venda de terrenos, a União já contribuiu com cerca de R$ 1,1 bilhão para as obras em arenas do Mundial de 2014.
Os investimentos públicos na organização da Copa do Mundo e Copa das Confederações são uma das principais queixas de manifestantes que, há pelo menos dez dias, protestam pelas ruas de cidades do país. Boa parte das manifestações, inclusive, foi agenda por meio da rede social na qual o ministério decidiu divulgar dados positivos do torneio.
Nessa rede social, as mensagens do governo foram contestadas por internautas. Kaio Rodrigues Araujo, por exemplo, ironizou a afirmação de que o governo federal não investe em estádios da Copa do Mundo. "Jura mesmo que a verba federal é zero? Está bom, sei."
Já Ricardo Pilat cobrou do governo informações sobre a verba de Estados e municípios aplicada nos estádios. "E a verba de governos estaduais e municipais, que tão são pagas por nós? Vocês não contam?", perguntou. Na segunda-feira, o UOL Esporte informou que governos locais pagam cerca de 82% das obras em estádios da Copa.
Questionado sobre as recentes postagens na internet, o Ministério do Esporte informou que usa redes sociais para divulgação dos preparativos da Copa desde 2011, quando o Portal da Copa foi criado. O órgão disse que as mensagens temáticas sobre as "Verdades sobre a Copa" não são uma campanha, só integram o trabalho constante de divulgação.
MINISTÉRIO VAI À REDE SOCIAL DIVULGAR DADOS POSITIVOS DA COPA
ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O SECRETÁRIO-GERAL DA FIFA
-
No estágio inicial dos preparativos, a maior preocupação da Fifa em relação à Copa-2014 era o andamento das obras dos estádios, que ainda são um ponto de atenção. Depois, a dor de cabeça foi a aprovação da Lei Geral da Copa. Mais tarde, a relação entre o governo brasileiro, a Fifa e o COL (Comitê Organizador Local) tornou-se o empecilho para a organização. Agora, a principal questão é o sistema de venda de ingressos do Mundial, como fica claro em entrevista do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ao UOL Esporte.