Shakhtar entra na disputa por Bernard e deve oferecer 22 milhões de euros

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

  • Clive Rose/Getty Images

    Jovem atacante Bernard, do Atlético-MG, está na mira do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia

    Jovem atacante Bernard, do Atlético-MG, está na mira do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia

O atacante Bernard segue em alta no mercado de futebol da Europa. Uma nova equipe mira a contratação da revelação brasileira. O Shakhtar Donetsk, que acertou a contratação de Fred, do Internacional, já vem conversando com a diretoria do Atlético-MG e pretende adiantar as negociações para contar com o atleta.

O UOL Esporte apurou com uma pessoa ligada ao empresário de Bernard, Giuliano Bertolucci, que o time ucraniano fez a maior proposta recebida pelo Atlético-MG até o momento. O Shakhtar está disposto a pagar 22 milhões de euros pelo jovem atleta.

O valor é considerado próximo ao ideal pela diretoria do Atlético, que aguarda o desfecho da Copa das Confederações para saber a real valorização de Bernard, que fez a sua primeira participação na competição diante da Itália, quando entrou no segundo tempo em lugar de Neymar.

O interesse de outros dois clubes também poderá inflacionar mais um pouco a resposta do Atlético. O Porto já demonstrou querer Bernard, mas recebeu a informação de Alexandre Kalil que o alvinegro mineiro deseja receber cerca de 25 milhões de euros pela revelação, valor que assustou o clube português.

Outro time que aparece como interessado por Bernard é o Tottenham. O time inglês, que contratou o volante Paulinho, do Corinthians, segue atrás da revelação brasileira, porém, encontra dificuldades no valor pedido pelo Atlético. Apesar disso, a equipe comandada por André Villas Boas não desistiu das tratativas e promete nova proposta em julho.

O time inglês, a pedido do treinador português, mandou observadores ao Brasil, para acompanhar tanto o volante Paulinho, quanto Bernard, durante a Copa das Confederações. A intenção é ter a certeza de desenvolvimento do atleta do Atlético. O Tottenham estaria interessado em pagar 18 milhões de libras pelo atleta, valor ainda não apresentado oficialmente.

Porém, no momento, o Shakhtar é quem apresenta a proposta mais próxima do valor pedido por Alexandre Kalil. Por outro lado, o interesse maior de Bernard e seus empresários é que o atacante se transfira para a Inglaterra. Porém, o fato do time ucraniano ter tradição em contratar brasileiros e vender para o mercado europeu é bem visto pelo lado do atleta.

O Borussia Dortmund foi o primeiro clube a tentar a contratação de Bernard. O time vice-campeão da Liga dos Campeões fez proposta de 16 milhões de euros ao Atlético, como revelou o UOL Esporte, valor considerado baixo por Kalil. Com a pedida mais alta, a equipe alemã esfriou as conversas e partiu para novas opções no mercado, deixando o jovem atacante de lado.

Paulinho se recupera de dores, mas Bernard se machuca em treino 4

  • Flávio Florido/UOL

    O atacante Bernard levou uma pancada no tornozelo durante o treino da seleção brasileira na tarde desta segunda-feira no campo do SESC Venda Nova, nos arredores de Belo Horizonte, e teve que deixar as atividades. O jogador do Atlético, que foi utilizado por Luiz Felipe Scolari no jogo com a Itália, em Salvador, machucou-se numa dividida com o lateral Felipe Luís, e desceu para o vestiário amparado pelos médicos José Luiz Runco e Rodrigo Lasmar.

Ronaldinho diz confiar em apoio de BH à seleção brasileira contra Uruguai

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    Apesar da intensidade dos protestos em Belo Horizonte contra os gastos para a realização da Copa do Mundo, o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho considera que a situação não afetará o jogo da seleção brasileira. O camisa 10 do Atlético-MG acredita que o time de Felipão terá apoio dos torcedores que comparecerão ao Mineirão, nesta quarta-feira, às 16h, no jogo contra o Uruguai, pela semifinal da Copa das Confederações. "Não acredito que vá ter (vaia), o Brasil inteiro está junto da seleção, o Brasil inteiro está abraçando a seleção", disse Ronaldinho Gaúcho, em entrevista coletiva nesta segunda-feira, na Cidade do Galo, em Vespasiano, após o treinamento do Atlético-MG visando a semifinal da Libertadores contra o Newells Old Boys.

Bernard, meia do Atlético-MG
Bernard, meia do Atlético-MG

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos