Fifa orienta seleção uruguaia a deixar hotel em BH só para treinar e jogar

Vinícius Segalla

Do UOL, em Recife

  • Lucas Prates/Hoje em Dia/Futura Press

    23.jun.2013 - Manifestantes entraram em conflito com a polícia, e BH se transformou em praça de guerra

    23.jun.2013 - Manifestantes entraram em conflito com a polícia, e BH se transformou em praça de guerra

A Fifa orientou a comitiva da seleção uruguaia, que viaja na próxima segunda-feira para Belo Horizonte, a evitar ao máximo deixar o hotel durante o tempo em que ficar na cidade. A equipe celeste enfrenta o Brasil, no Mineirão, na próxima quarta-feira, pela semifinal da Copa das Confederações.

O objetivo é evitar qualquer tipo de problema de segurança para os jogadores e membros da comissão técnica na capital mineira, que registrou no último sábado o maior e mais violento protesto na cidade desde o início da onda de manifestações contra a corrupção, os gastos da Copa e a má qualidade dos serviços públicos.

De acordo com o presidente da AUF (Associação Uruguaia de Futebol), Sebastián Bauzá, haverá um forte esquema policial na próxima segunda-feira para acompanhar a equipe celeste do terminal aeroportuário, no município de Confins, até o hotel em que ficará hospedada, na região central de Belo Horizonte.

Durante o trajeto, o ônibus uruguaio será acompanhado por batedores da Polícia Militar em viaturas e motocicletas. Além disso, um helicóptero seguirá a comitiva durante todo o trajeto.

"Eles (a Fifa) pediram para avisarmos a hora que iremos chegar e também para andarmos o menos possível na cidade, somente do hotel para o campo de treino ou para o Mineirão", contou Sebastián Bauzá no último domingo, após ver sua equipe vencer a seleção do Taiti por 8 a 0, na Arena Pernambuco.

O zagueiro uruguaio Andres Scotti confirmou a orientação de segurança. "É verdade, mas não acho que teremos problemas. Em todo caso, ficaremos mesmo quase todo o tempo no hotel". O atleta disse ainda entender o direito dos brasileiros de se manifestar. "Não vou comentar muito o assunto, diz respeito ao povo brasileiro, mas entendo o direito das pessoas de se manifestar, só espero que tudo aconteça em paz."

Orientação recorrente

No último dia 19, o UOL Esporte informou que a seleção da Nigéria, quando estava em Salvador, foi orientada pela Fifa a evitar passeios e visitas a pontos turísticos da capital baiana por conta da ameaça de manifestações.

Inicialmente, a ideia dos nigerianos era visitar o Centro Histórico de Salvador e a orla soteropolitana durante sua estadia na cidade. Representantes da Fifa, porém, vetaram o passeio e avisaram que não poderiam se responsabilizar, principalmente pela programação não fazer parte da agenda oficial da seleção africana.

A informação foi dada ao UOL Esporte por membros da delegação nigeriana, que não esconderam uma certa insatisfação com a Fifa. A entidade, porém, em nota enviada à redação, negou que tenha dado qualquer tipo de orientação nesse sentido.

Protestos na Copa das Confederações
Protestos na Copa das Confederações

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos