Xavi discute mudanças no time, e Espanha lida com força interna barcelonista

Bruno Freitas

Do UOL, em Fortaleza

  • Julio Cesar Guimarães/UOL

    Xavi desempenha liderança barcelonista que costumava ter Puyol como representante na seleção

    Xavi desempenha liderança barcelonista que costumava ter Puyol como representante na seleção

A imprensa da Espanha noticiou neste sábado um choque de opinião entre o volante Xavi e a comissão técnica da seleção. Segundo o auxiliar Toni Grande, o meio-campo teria cobrado mudanças de jogadores no time titular, em um gesto da força da base do Barcelona dentro da equipe nacional.

Ao todo são nove jogadores do Barcelona no elenco da Espanha, sendo que nada menos do que oito deles devem começar como titulares neste domingo contra a Nigéria em Fortaleza. De quebra, o "reserva" desta lista é David Villa, maior artilheiro da história da seleção.

Braço direito de Del Bosque na seleção, Toni Grande concedeu entrevista polêmica ao site "Diario de la Roja". Na conversa, o membro da comissão técnica espanhola falou das reivindicações de Xavi, mas disse não ter entendido elas como uma imposição do jogador.

Na entrevista repercutida na Espanha, o auxiliar da seleção espanhola relata uma reunião com Xavi para discussão de nomes.

"É verdade que tivemos algumas divergências em um determinado momento com Xavi. Ele não pode calar. Nos disse que lhe interessava jogar mais com um do que com outro. Nunca foram imposições, mas conversas para buscar um benefício. Ele acreditava que esse benefício era maior, mas não era nossa ideia", declarou o auxiliar Toni Grande em entrevista ao site "Diario de la Roja".

Mesmo sem a braçadeira de capitão, que geralmente é carregada por Casillas, Xavi é um líder do grupo. O meia tem importância estratégica em um elenco dominado por jogadores do Barcelona, principalmente na equipe considerada ideal. Até pouco tempo, essa ascendência catalã tinha Carles Puyol como representante [o zagueiro não veio ao Brasil em razão de uma lesão].

Poupado contra o Taiti como a maioria dos titulares, Xavi volta a campo pela Copa das Confederações neste domingo, quando a Espanha enfrenta a Nigéria em Fortaleza, em compromisso válido pela terceira rodada do grupo B.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos