Ministro do Esporte se esquiva de Marin na tribuna da Fonte Nova

Ricardo Perrone

Do UOL, em Salvador

  • EFE/Antonio Lacerda

    Aldo Rebelo entre Joseph Blatter (à esq.) e Marin: ministro 'foge' na tribuna da Fonte Nova

    Aldo Rebelo entre Joseph Blatter (à esq.) e Marin: ministro 'foge' na tribuna da Fonte Nova

A distância que Fifa (Federação Internacional de Futebol) e Governo Federal decidiram manter de José Maria Marin foi retratada na  tribuna da Arena Fonte Nova neste sábado. O presidente do COL (Comitê Organizador Local) e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) terminou Brasil x Itália bem afastado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

Aldo Rebelo começou a partida sentado a apenas uma cadeira de distância do dirigente. Na volta do intervalo, porém, trocou de assento e ficou em outro bloco de cadeiras. Preferiu até a companhia de opositores à base governista, como a de Antonio Carlos Magalhães Neto, prefeito de Salvador pelo DEM.

O relacionamento entre o ministro e Marin piorou depois que foi colocada no Youtube uma gravação atribuída ao cartola com críticas a Rebelo. O ministro foi descrito no áudio como pessoa de "raciocínio lento".

Por sua vez, Valcke ficou o jogo inteiro a cinco assentos de distância de Marin. Ao final da partida, o fotógrafo da CBF, Ricardo Stuckert , levou seu chefe para cumprimentar Valcke e registrar o momento. O dirigente da Fifa percebeu e foi até o brasileiro.

Stuckert montou uma galeria de fotos no site da CBF com o presidente ao lado de personalidades políticas durante os jogos da Copa das Confederações. Manteve a rotina em Salvador, mas passou por alguns momentos de dificuldade. No terceiro gol, por exemplo, ninguém estava ao lado direito do dirigente, que ficou por alguns segundos em pé, batendo palmas sozinho e sendo clicado.

No primeiro gol brasileiro, Rebelo ainda estava por perto, mas demorou para se levantar. Marin ficou alguns instantes sozinho em pé. Quando o cartola já tinha esfriado a comemoração, o ministro se levantou para um aperto de mãos.

Em campanha para convencer a opinião pública e aliados de que não está isolado politicamente, Marin já tirou fotos ao lado de Dilma Rousseff e Fernando Henrique Cardoso, entre outros.

Além das fotos, o presidente do COL está construindo outra marca registrada na Copa das Confederações. Como já havia feito na abertura do torneio, em Brasília, ele voltou a atirar chaveiros e pins da CBF para os torcedores que estavam por perto. A diferença é que a quebra de protocolo dessa vez não foi feita ao lado da presidente Dilma Rousseff, que estava no jogo em Brasília, mas não foi a Salvador.

José Maria Marin, presidente da CBF
José Maria Marin, presidente da CBF

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos