Jogo no Mineirão revive clubismo combatido por Felipão

Mauricio Stycer

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Clive Mason/Staff/Getty Images

    O atleticano Jô comemora o gol que marcou na vitória do Brasil sobre o México

    O atleticano Jô comemora o gol que marcou na vitória do Brasil sobre o México

Com três jogadores do Atlético-MG no elenco, além de um mineiro querido pela torcida do Cruzeiro, tudo indica que a passagem da seleção brasileira por Belo Horizonte, a partir deste domingo, vai reavivar o "clubismo" – um comportamento condenado pelo técnico Luiz Felipe Scolari. 

O zagueiro Rever, o meia Bernard e o atacante Jô sabem que terão seus nomes gritados no Mineirão na quarta-feira, dia da primeira semifinal da Copa das Confederações. Fred, igualmente, espera o apoio de uma parte do estádio.
 
Felipão já deu várias declarações criticando o clubismo. "Espero da torcida brasileira que entenda que esses jogadores não estão aqui pelos clubes, mas pela nossa seleção. Não dá para torcer mais pelo jogador 'A' que defende o time 'A'. Senão vamos montar torcidas organizadas de cada time", disse há poucos dias.
 
Com poucas chances até o momento na seleção de Felipão, Rever já tem discurso pronto para o caso de, mais uma vez, ficar apenas no banco. "Estou muito feliz. Fora do campo, a gente tem um papel fundamental: a motivação". 
 
Reserva de Fred, Jô tem quase certeza que a torcida do Atlético vai gritar o seu nome durante o jogo, mas avisa: "Vou ficar muito feliz se isso acontecer. É um carinho grande que eles têm comigo, não é nada contra o Fred".
 
Bernard, que teve sua primeira chance na partida contra a Itália, substituindo Neymar, está igualmente com o discurso pronto, caso os torcedores atleticanos peçam a sua entrada. "Estou muito feliz de poder representar o futebol brasileiro em Belo Horizonte. Surgi para o futebol lá", diz. "Não faz diferença se vou entrar, ou não. O importante é o Brasil ganhar e ir para a final".
 
Ex-Cruzeiro, Fred entende bem a situação de clubismo que vai enfrentar no Mineirão, mas não está preocupado. "A torcida lá gosta de mim. Já senti esse carinho jogando pelo Fluminense contra o Atlético". Mesmo que os atleticanos não apoiem o atacante, ele contará com grande torcida a favor. Fred revelou que quer 100 ingressos para familiares e amigos na quarta-feira.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos