Nigerianos usam chavões para dizer que vencer a Espanha não é milagre

Bruno Freitas

Do UOL, em Fortaleza

  • Pedro Ivo Almeida/UOL

    Técnico da Nigéria usa motivação do "11 contra 11" e "no futebol um sempre ganha"

    Técnico da Nigéria usa motivação do "11 contra 11" e "no futebol um sempre ganha"

A seleção da Nigéria precisa de uma combinação complexa neste domingo contra a campeã mundial Espanha para sobreviver na Copa das Confederações. Além de vencer os favoritos em Fortaleza, os africanos ainda precisam de uma margem de gols ou então torcer para que o Uruguai não massacre o Taiti por uma diferença muito larga, no outro jogo do grupo B.

Na véspera do confronto decisivo no Castelão, os nigerianos usaram e abusaram dos chavões para desconstruir a visão de "milagre" contra a Espanha, que não sofre derrotas desde novembro de 2011.

"A Espanha é um grande time, mas o futebol é 11 contra 11. Vamos ver o que acontece amanhã (domingo)", declarou o técnico Stephen Keshi. "No futebol, um tem que ganhar. Eles são campeões, mas também somos campeões, da África, que é um grande continente", acrescentou.

Confrontado ao mesmo tema, o capitão Vincent Enyeama também exaltou o orgulho nigeriano e descartou o temor diante de Xavi, Iniesta e companhia.

"Não temos medo da Espanha, temos respeito, mas medo, nunca. Jogamos por essas cores, temos orgulho delas", respondeu o goleiro, com um gesto exagerado para mostrar o verde do uniforme de sua seleção.

Questionado sobre a estratégia de sua seleção contra os espanhóis, o bem humorado Keshi afirmou que não poderia contar ao jornalista, por ele não faz parte de seu time.

A Nigéria estreou na Copa das Confederações com uma vitória tranquila sobre o Taiti em Belo Horizonte, por 6 a 1. Em seguida os campeões africanos foram batidos pelo Uruguai por 2 a 1, em Salvador.

Após duas rodadas, a Nigéria soma três pontos, empatada com o Uruguai. A Espanha lidera a chave com seis pontos. Os africanos têm atualmente quatro gols de saldo, contra zero dos uruguaios, os rivais pela vaga na semifinal.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos