"Blindagem" na preleção ajuda Felipão a recuperar seu centroavante

Fernando Duarte

Do UOL, em Salvador

  • Clive Rose/Getty Images

    Fred comemora gol: cena que volta a ser rotina na era Scolari

    Fred comemora gol: cena que volta a ser rotina na era Scolari

O treinador Luiz Felipe Scolari revelou ter dado uma "blindagem psicológica" para o centroavante Fred antes da partida contra a Itália ao prometer ao jogador que ele jogaria os 90 minutos na Fonte Nova. Coincidência ou não, o jogador do Fluminense, que em apenas uma das oito partidas que jogou na Era Scolari ficou 90 minutos em campo, interrompeu um jejum de gols de três partidas pela seleção brasileira ao deixar dois na rede de Buffon.

"Disse para o Fred antes do jogo que ele iria ficar até o final mesmo que estivesse tropeçando na bola. Alguns críticos dizem que sou cabeça dura. Sou cabeça dura, pois acredito nos jogadores que convoco. Fred tem dado tudo o que peço a ele. E esse jogo com a Itália foi tão importante para ele quanto para mim", afirmou Felipão.

O centroavante também se recuperou na disputa particular com Neymar pela artilharia da Era Felipão. Os dois têm seis gols, mas Fred jogou duas partidas a menos que Neymar. "Eu sempre quero fazer gol, mas o importante é que o time vença. Meu trabalho envolve movimentação e também abrir espaços para meus companheiros, e as pessoas nem sempre notam. Mas estou feliz hoje", disse o atacante.

Susbtituído em seis das oito partidas sob Felipão, Fred passou uma média de 71 minutos em campo. Antes do jogo em Salvador, ele havia marcado contra Inglaterra (duas vezes), Itália e Rússia. No jogo contra a França, teve início a seca, mas ainda assim ele deu uma assistência para o gol de Oscar. Outro passe do gênero veio na vitória sobre o Japão, quando ele escorou um passe para o gol de Neymar.

A atuação contra a Itália também ajudará o jogador a diminuir a "sombra" de Jô. Contra Japão e México, o centroavante do Atlético marcou gols e teve participação estatística bem mais ativa que o atacante Fluminense, ao ponto de Felipão ter recebido perguntas sobre uma possível efetivação do ex-corintiano.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos