Cabral diz que RJ tem condição de garantir segurança de grandes eventos

Vinicius Mesquita e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Um dia depois de uma passeata no centro do Rio de Janeiro terminar em quebra-quebra e confrontos, o governador fluminense, Sergio Cabral, convocou a imprensa para afirmar que o Estado tem condições de garantir a segurança para a realização de grandes eventos esportivos. Em uma curta entrevista coletiva, Cabral respondeu a poucas perguntas de jornalistas, mas fez questão de ratificar que os tumultos e os confrontos entre manifestantes e a polícia não vão prejudicar a Copa das Confederações.

"Temos condição de garantir os grandes eventos assim como temos condição de garantir o direito às manifestações, desde que sejam realizadas de forma democrática e respeitosa", disse o governador.

O Rio de Janeiro será o maior centro esportivo mundial até 2016. Depois da Copa das Confederações, que termina no dia 30, com a realização do jogo final no Maracanã, a cidade receberá a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.

Cabral, como governador do Estado, é o atual chefe da polícia que vai atuar em todos esses megaeventos esportivos. Nesta sexta-feira, ele não explicou se a onda de protestos vai alterar o esquema de segurança já planejado para as competições. Só afirmou que, no que depender do Estado do Rio de Janeiro, elas vão ser realizadas.

O governador ainda condenou os excessos de manifestantes. Disse que todos os protestos pacíficos são benvindos. A violência e o vandalismo, no entanto, precisam ser coibidos.

"Toda vez que os protestos são feitos de uma forma democrática, se avança no Brasil", disse ele. "Toda vez que se vai para o radicalismo, perde a sociedade brasileira."
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos