Técnico nega imagem de soberba da Espanha ao usar time reserva contra o Taiti

Bruno Freitas

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Luis Gene/AFP Photo

    Del Bosque poupará suas estrelas em um jogo de vitória mais do que esperada no Rio

    Del Bosque poupará suas estrelas em um jogo de vitória mais do que esperada no Rio

No embate mais desigual da Copa das Confederações, pelo menos no campo da teoria, a Espanha encara o Taiti nesta quinta-feira no Maracanã. Para o jogo, o técnico Vicente del Bosque deve usar dez reservas de início, mas diz esperar que sua decisão não transmita uma imagem de soberba dentro da competição.

"Não é um menosprezo a ninguém. Temos 23 jogadores do mesmo nível, e tentamos dar oportunidades a todos na competição", declarou o treinador da seleção campeã do mundo.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira no Maracanã, Del Bosque confirmou que trocará Iker Casillas por outro goleiro (Victor Valdés ou Pepe Reina) e admitiu que fará uma série de mudanças.

Na última terça, o treinador da seleção espanhola preparou uma formação quase toda reserva, no treino noturno realizado no estádio de São Januário. Na prática, Del Bosque trabalhou com a seguinte escalação: Valdés; Azpilicueta, Piqué, Albiol, Monreal; Javi Matínez, Cazorla, David Silva, Mata; Torres e David Villa.

Deste time, apenas o zagueiro Piqué carrega o status de titular. A explicação para a presença do jogador do Barcelona no time reserva é que Del Bosque conta com apenas três zagueiros no elenco da Copa das Confederações.

Destaque na vitória da estreia sobre o Uruguai, o meia Andrés Iniesta deve começar a partida contra o Taiti do banco. Mesmo assim, assegurou que seus companheiros entrarão em campo com respeito à seleção número 138 do ranking da Fifa.

"É questão de treinador quem vai jogar amanhã (quinta), se a equipe inicial estará no banco. Todos nos sentimos titulares, não há titulares e reservas. Cada um aqui tem um nível muito alto para jogar, independente dos nomes. Não pensamos em quantos gols vamos fazer, vamos jogar com o máximo respeito possível, com a finalidade de crescer no torneio. Conseguir os pontos para conseguir a classificação. Não pensamos se vamos meter mais ou menos gols", declarou o ídolo do Barcelona.

Em caso de vitória nesta quinta, a Espanha praticamente assegura a classificação na semifinal. Matematicamente, a vaga pode vir à noite, se o Uruguai não vencer a Nigéria em Salvador.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos