Goleiro do Taiti que levou dez gols em um jogo é afastado contra a Espanha

Bruno Freitas

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • AFP PHOTO / EITAN ABRAMOVICH

    Goleiro Samin sofreu seis gols na partida de estreia do Taiti no torneio, em Belo Horizonte

    Goleiro Samin sofreu seis gols na partida de estreia do Taiti no torneio, em Belo Horizonte

De acordo com o banco de dados histórico da Fifa, a maior goleada já recebida pelo Taiti foi um 10 a 0 contra a Nova Zelândia em 2004, nas eliminatórias da Oceania para a Copa. Goleiro da equipe naquela oportunidade, Xavier Samin foi barrado pelo técnico Eddy Etaeta para a partida contra a Espanha nesta quinta-feira, no choque mais desigual da Copa das Confederações.

Samin levou os dez gols neozelandeses em 4 de junho de 2004 e estreou na Copa das Confederações como titular, com uma falha feia em um dos gols da vitória da Nigéria por 6 a 1. Desta forma, dará lugar a Mikael Roche contra os espanhóis no Maracanã.

"Sim, amanhã (quinta-feira)  teremos um novo goleiro. Nosso goleiro tem 36 anos, jogou a carreira toda. A gente agradece tudo o que ele fez pelo futebol da Oceania, mas estou pensando no futuro", declarou Eddy Etaeta, técnico do Taiti, em entrevista nesta quarta-feira.

A previsão de goleada nesta quinta é mais do que cristalina, mesmo com a Espanha mandando a campo uma formação reserva, mas cheia de jogadores de destaque na Europa. Tudo porque o histórico recente do Taiti aponta para a fragilidade de uma equipe na posição 138 do ranking da Fifa - relação que tem os espanhóis na liderança.

Os campeões da Oceania estrearam na Copa das Confederações com derrota de 6 a 1 para a Nigéria, em Belo Horizonte. Dias antes, em partida de preparação, a equipe do goleiro Samin foi batida pela seleção sub-20 do Chile por 7 a 0.

"Acho que é impossível ganhar da Espanha, porque sabemos muito bem que a Espanha é a favorita dessa competição, é a número 1 do mundo. Para nós é impossível, mas nosso objetivo seria uma conquista enorme, que eles não nos façam gols nos primeiros 20 minutos, ou meia hora. E se marcarmos só um gol contra a Espanha seria muito bom", comentou o treinador do azarão da Oceania.

Contra a Espanha, o retrospecto aponta para apenas um jogo, realizado no Mundial Sub-20 de 2009. Na oportunidade os espanhóis venceram por 8 a 0, em um time que tinha Azpilicueta e Jordi Alba, dois nomes presentes hoje na Copa das Confederações. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos