Em meio a protestos, Blatter deixa o Brasil; Fifa diz que agenda já estava definida

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • AP Photo/Silvia Izquierdo

    Blatter vai à Turquia, mas volta ao Brasil na semana que vem. Fifa negou relação com protestos

    Blatter vai à Turquia, mas volta ao Brasil na semana que vem. Fifa negou relação com protestos

Em meio a uma onda de protestos no Brasil, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou nesta quarta-feira que deixará o país. O chefe da entidade máxima do futebol, que veio acompanhar a Copa das Confederações, vai à Turquia assistir à abertura da Copa do Mundo para jogadores sub-20.

O compromisso do presidente da Fifa foi divulgado no site da entidade. Em comunicado, o próprio Blatter justificou a viagem. "O Mundial Sub-20 é a segunda competição mais antiga da Fifa e uma das mais importantes, com 24 equipes participantes e na qual muitos futuros talentos do futebol são revelados", disse. "Como presidente da Fufa, considero importante estar presente quando a ação começar."

Na mesma nota, a Fifa informa que Blatter voltará ao Brasil na semana que vem. Na próxima quarta-feira, ele já confirmou presença na abertura de um fórum sobre futebol e filantropia em Belo Horizonte.

A Fifa negou qualquer relação da viagem de Blatter com os protestos realizados no Brasil. De acordo com a entidade, o atual presidente não perde uma abertura oficial de grandes torneio da Fifa desde 1976, quando ele ainda não ocupava a presidência do órgão.

Fora do Brasil, entretanto, Blatter não deve encontrar um ambiente muito tranquilo. Nas últimas semanas, grandes protestos também estão sendo realizados na Turquia.

Na semana passada, antes da abertura do Copa das Confederações, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse que a entidade acompanhava a situação do país. Ele negou a possibilidade de cancelamento do Mundial Sub-20.

  • Veja o que os torcedores estão comentando sobre a Copa das Confederações na página especial do torcedor no UOL Esporte

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos