Celular de "vice" de Ministério falha no Maracanã, e governo cobra 4G

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Rodrigo Mattos/UOL

    Obras atrasadas no Maracanã comprometeram qualidade de telefonia celular

    Obras atrasadas no Maracanã comprometeram qualidade de telefonia celular

A tão falada telefonia celular 4G definitivamente não chegou como deveria nos estádios da Copa das Confederações. Essa, pelo menos, é a avaliação do secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, que nesta quarta-feira esteve no Maracanã, Rio de Janeiro, e sofreu na pele com as falhas na cobertura da nova rede de transmissão de dados.

Convidado pela Fifa para participar de uma entrevista coletiva sobre as telecomunicações da Copa das Confederações, Alvarez revelou a jornalistas que seu próprio aparelho de telefone não conseguiu acessar a rede 4G em algumas áreas do palco da final da competição. Adiantou, inclusive, que sairia do Maracanã direto para uma reunião com membros da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e da empresa de telefonia responsável por prover a internet móvel no espaço para cobrar melhorias no serviço.

"Vou sair daqui direto para um encontro com eles", disse o secretário. "A rede 4G tem problemas sim, e é preciso encontra-los para cobramos melhorias."

Os problemas, no entanto, não são exclusividade do Maracanã, segundo Alvarez. Ele disse que as obras dos estádios da Copa das Confederações atrasaram e isso dificultou o trabalho de instalação da infraestrutura necessária para que a internet pelo celular atingisse os padrões idealizados pela Fifa e o governo.

Sabendo disso, o secretário adiantou que, ainda durante a Copa das Confederações, o Ministério das Comunicações vai se reunir com empresas para fazer uma avaliação durante o torneio e traçar um plano de ação para garantir serviços de melhor qualidade em 2014. Alvarez disse que deve solicitar às empreiteiras responsáveis pela construção das arenas do Mundial que mudem seu cronograma de obras para facilitar a instalação dos serviços de comunicação celular dentro dos estádios.

"Os dutos e as salas onde ficam os equipamentos e cabos não podem ficar para o fim da obra, como aconteceu na Copa das Confederações", reclamou. "Mais de dez vezes, cortaram o cabo de fibra ótica que chega até a Arena Pernambuco por causa das obras do entorno. Essa parte da construção precisa ser antecipada para 2014."

A Fifa e o COL (Comitê Organizador Local) já declararam que o ideal é que as obras dos estádios estejam prontas com pelo menos seis de antecedência de qualquer torneio. Na Copa das Confederações, esse prazo não foi cumprido. A Fifa mesmo assim decidiu manter seis estádios no torneio. Isso comprometeu os serviços.

De acordo com o COL, uma avaliação final sobre a qualidade dos serviços de internet em todos os estádios da Copa das Confederações será feita só após o torneio. O órgão ratificou que, para 2014, a cobrança para a conclusão das obras dos estádios dentro do prazo será maior.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos