Itaquerão será entregue no dia 5 de janeiro, anuncia Fifa

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • EFE/SEBASTIÃO MOREIRA

    Itaquerão, novo estádio do Corinthians que servirá para a abertura da Copa do Mundo de 2014

    Itaquerão, novo estádio do Corinthians que servirá para a abertura da Copa do Mundo de 2014

A Fifa anunciou que o Itaquerão será entregue no dia cinco de janeiro de 2014. A previsão inicial era a de que os estádios da Copa do Mundo fossem todos entregues até o final de dezembro desse ano, sem data certa. Apesar disso, a entidade não considera que houve atraso pelo fato de a diferença ser pequena, de apenas cinco dias.

Essa data foi acertada em reunião entre a cúpula da Fifa, o COL (Comitê Organizador Local) e os responsáveis pela construção do estádio de abertura do Mundial, nesta semana. O prazo definitivo para entrega da arena foi anunciado pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, durante seminário da Fifa e do jornal Financial Times.

"Botamos essa data só para vocês poderem dizer que teve atraso", brincou o secretário-geral da Fifa. Em seguida, explicou o real motivo para mudança. "No final de dezembro, haverá o natal e o ano novo e não poderemos estar aqui. Então, é melhor ser no início de janeiro", contou ele, que ressaltou que tem uma boa relação com os responsáveis pela construção da arena.

Essa melhoria no relacionamento se deu em maio quando houve uma conversa entre todas as partes para evitar atrasos. Na ocasião, o Corinthians e a Odebrechet garantiram que o estádio seria entregue até o final de dezembro, recuando de posição inicial de que teriam flexibilidade até fevereiro.

Isso porque havia uma discussão também em relação ao financiamento do estádio, já que ainda não foi fechada a operação entre Caixa Econômica Federal e a o BNDES. Também está atrasada a liberação de CIDs, certificados de incentivo fiscal da prefeitura de São Paulo.

Agora, foi estabelecida uma data oficial de entrega do Itaquerão dentro do cronograma de construção. A princípio, os outros estádios vão ser entregues até o final de dezembro como planejado inicialmente.

Durante a palestra, Valcke repetiu que não dá para abrir mão de ter as arenas com antecedência, neste caso, de seis meses. "A mídia mudou [ em relação à postura da Copa]. Não mudou porque ama a Fifa. Eles entenderam que não é tão fácil organizar a Copa. Não é porque a Fifa tem regras. É o mesmo na Euro. Precisamos de tempo", explicou.

Para demonstrar o seu ponto, Valcke contou que o gramado de Brasília só será usado para um jogo e terá de ser renovado. Isso porque o estádio foi entregue muito tarde e, portanto, não haveria tempo para enraizar a grama na arena.

"[O Estádio] Brasília é um dos meus preferidos. É um templo de futebol. Mas o campo foi feito para só um jogo. E agora precisamos de tempo para fazer um novo. A maioria da mídia entende e não há mais conflito [com o governo federal]."

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos