Exército ocupa ruas de BH para garantir segurança durante a C. das Confederações
Vinícius Segalla
Do UOL, em Belo Horizonte
-
Rayder Bragon
Polícia Militar estará presente junto com o Exército nas ruas de Belo Horizonte nesta segunda
O Exército Brasileiro ocupou as ruas de Belo Horizonte nesta segunda-feira em ação conjunta com a Polícia Militar de Minas Gerais para garantir a segurança na cidade durante a Copa das Confederações. A capital mineira será palco nesta segunda, às 16h, do jogo entre Nigéria e Taiti, no Mineirão.
Um efetivo de 1.000 militares está ocupando pontos estratégicos de Belo Horizonte, como a avenida Presidente Carlos Luz, na Pampulha, próxima ao estádio onde acontecerá o jogo, e o Aeroporto de Confins, na região metropolitana.
Vieram para Belo Horizonte tropas de três cidades de Minas Gerais (Juiz de Fora, São João del Rei e Santos Dumont) e de Petrópolis (RJ). Todos são componentes da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha. A atuação do Exército se dará de forma integrada com a da polícia, e sua função será evitar quaisquer tipos de acontecimentos que coloquem em risco a paz no evento esportivo que acontece em Belo Horizonte. A operação e a presença dos militares vai durar até o fim da Copa das Confederações.
No último dia 13, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, participou de cerimônia que marcou a entrega de equipamentos de segurança para as forças de segurança do Estado. Os equipamentos, repassados pelo Governo Federal para as seis cidades que sediam a Copa das Confederações (Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Recife e Salvador), foram entregues de forma simultânea.
Para Minas, o aparelho mais importante que foi destinado é o imageador aéreo. Trata-se de um equipamento de alta tecnologia, com capacidade de gravação e de transmissão de vídeo em tempo real, que foi instalado nos helicópteros dos órgãos de segurança pública. O artefato capta imagens em alta resolução, ajusta luminosidade para monitoramento noturno e atua com sensor infravermelho.
Além disso, foram entregues 45 máscaras contra gases e outros equipamentos de monitoramento de espaço. Todos os equipamentos ficarão de forma permanente em cada Estado. Até a Copa do Mundo de 2014, o valor total do investimento será de R$ 50 milhões.
Veja também
- Pote errado e bolinhas devolvidas: Cinco bizarrices que rolaram em sorteios
- Ex-técnico mexicano recorda vitória contra o Brasil, em 2005: 'Preguiçosos'
- Arnaldo Ribeiro: "O 'favoritaço' surgiu depois de Brasil x Espanha em 2013"
- Brasil x Espanha em 2013 despertou o complexo de pitbull do nosso futebol