Portão sem chave na Arena Pernambuco gera confusão, e voluntários são chamados de palhaço

Vinicius Mesquita

Do UOL, no Recife

Um dos portões da Arena Pernambuco ficou sem as chaves por mais de duas horas deixando torcedores revoltados e voluntários em desespero antes da partida entre Espanha e Uruguai pela Copa das Confederações. Todas as entradas deveriam ser liberadas a partir das 15h, porém o portão trancado só foi liberado depois das 17 horas. Nervosos, os torcedores chegaram a chutar o portão e xingar os voluntários de 'palhaço'.

Um dos voluntários que trabalhava próximo à área do portão P, blocos 122 e 123, onde ocorreu o problema, disse que tentou coordenar o público e explicar a situação. "Estávamos sem as chaves, e tentei pedir calma ao pessoal. Mas acho que a chuva ainda deixou todo mundo mais nervoso. Gritei, mas não adiantou muito", explicou.

Segundo o voluntário, por volta de 50 a 60 pessoas que se aglomeravam no portão trancado entraram antes das 17h30. Os funcionários da Arena Pernambuco chegaram com um grande molho de chaves, mas nenhuma se encaixava na fechadura do portão. Foi preciso um grande alicate para quebrar o cadeado e, finalmente, liberar a entrada dos torcedores.

De acordo com um segurança no local, as dificuldades poderiam ser amenizadas porque os ingressos estavam autorizados a passar em qualquer catraca do estádio, e não apenas no portão P, conforme previa a Fifa. Ainda segundo ele, um grupo de pessoas conseguiu utilizar outros acessos à arena, enquanto outros torcedores esperaram no local.

Esses não foram os primeiros problemas apresentados por Recife durante a Copa das Confederações. Nas proximidades do estádio, policiais assustados com as diversas manifestações em estádios durante o torneio abordavam qualquer aglomeração de pessoas. Quando um grupo de 20 jovens se aproximou da entrada da Arena Pernambuco com faixas e instrumentos de som, a polícia correu para saber do que se tratava.

"Fiquei com medo quando eles se aproximaram rapidamente da gente", disse Areli Quirino. "Mas nós só queríamos pregar a palavra de Deus", disse a integrante da Igreja Presbiteriana do Barro. "Os policiais perceberam que não estávamos brigando por nada e um deles até tocou triângulo conosco", comentou.

Até as seleções de Uruguai e Espanha tiveram problemas em sua estada no Recife. A seleção sul-americana foi impedida de realizar suas atividades na quinta-feira porque o gramado do estádio Arruda estava encharcado. A solução foi realizar treinos físicos em uma academia da cidade.

No dia seguinte, o difícil acesso ao CT do Sport se tornou outro problema. A delegação demorou mais de 3h para ir e voltar e teve de passar por um trecho esburacado da BR 101 e ainda por uma estrada de terra cheia de lama. O zagueiro Diego Lugano chegou a reclamar dizendo que só precisavam de um 'campinho'.

A Espanha também teve problemas. A atual campeã do mundo está hospedada em um hotel no bairro de Boa Viagem, em que a logística de saída e chegada força a paralisação de um quarteirão junto à orla. O ônibus da delegação não conseguiu resgatar os jogadores na porta do estabelecimento e precisou ficar numa rua estreita ao lado, antes de um treino. Na quinta, quando a delegação da Fúria deixou o local para treinar, com ajuda de batedores, a região praticamente travou por alguns instantes.

Procurado pelo UOL Esporte, o Comitê Organizador da Copa do Mundo se resumiu a dizer que o problema foi solucionado sem prejudicar o acesso do público ao estádio. "Essa questão foi identificada e solucionada, sem impactar a operação de entrada do público, já que não havia filas momentos antes do início do jogo", informou por meio de sua assessoria de imprensa.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos