No dia da estreia do Maracanã, torcedores esperam até 1h por ingresso

Vinicius Konchinski*

Do UOL, no Rio de Janeiro

A poucas horas da primeira partida da Copa das Confederações no Maracanã, torcedores ainda esperam até uma hora para conseguir retirar seu ingresso para o jogo. Na manhã deste domingo, ainda há filas para atendimento em pelo menos dois dos três postos para retirada de bilhetes montados pela Fifa no Rio de Janeiro.

Tanto no posto do Aeroporto Internacional do Galeão como no posto da Avenida Presidente Vargas, o mais próximo ao estádio, centenas de pessoas ainda aguardam por sua entrada. Às 16h, México e Itália enfrentam-se no Maracanã. Segundo a Fifa, mais de 71 mil ingressos foram vendidos. Cerca de 5 mil não haviam sido retirados até a noite de sábado.

Uma parte desses ingressos pertence a torcedores que moram fora de cidades-sede da Copa das Confederações. Sem postos de atendimento em suas cidades, muitos deles têm que encarar filas assim que chegam ao Rio de Janeiro para não perderem a partida e o dinheiro que investiram nos ingressos.

Esse é o caso de Leandro Gorgone, torneiro mecânico que mora em São Paulo. Apesar de ser brasileiro, Leandro é torcedor da Itália. Resolveu viajar sozinho ao Rio para assistir a um jogo da equipe. Desembarcou neste domingo pela manhã no Galeão e encarou cerca de meia hora de fila pelo ingresso.

"Pelo tamanho do torneio, do evento, acho que a Fifa poderia ter organizado melhor a retirada dos ingressos", reclamou ele. "Muita gente de São Paulo comprou um ingresso e não teve como retirar antes."

Hugo Loureiro é professor e mora em Vitória (ES). Detectou o mesmo problema na distribuição de ingressos. Nesta manhã, esperou uma hora na fila no centro do Rio por sua entrada.

"Poderiam ter abertos postos de distribuição pelo menos nas capitais", afirmou. "Ou então que mandassem por correio. Pelo preço que pagamos pelo ingresso, não custava nada entregar em casa."

Loureiro ainda se queixou dos atrasos para a abertura dos postos de entrega dos bilhetes. Preocupada com a baixa procura de torcedores pelos postos de retirada, a Fifa criou um esquema de emergência para distribuição de bilhetes neste final de semana. Anunciou que os locais abririam às 7h. Às 8h30, o posto da Presidente Vargas estava fechado.

"Eu estava aqui 8h30 e vi o posto abrindo", disse Loureiro. "Teve gente que chegou aqui às 6h30. É muito desrespeito."

*Atualizada às 12h25. Com colaboração de Rodrigo Mattos, do UOL.

MINISTRO CRITICA MARACANÃ, PREÇOS DA COPA E SAÍDA DE NEYMAR

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos