Etiópia elimina África do Sul e avança para mata-mata das eliminatórias

Do UOL, em São Paulo*

  • AFP PHOTO / SIMON MAINA

    Etiópia venceu a África do Sul por 2 a 1 e está na briga por uma vaga na Copa de 2014

    Etiópia venceu a África do Sul por 2 a 1 e está na briga por uma vaga na Copa de 2014

A Etiópia fez história neste domingo ao vencer a tradicional África do Sul por 2 a 1, em casa, e avançar para o mata-mata das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo, eliminando a equipe sul-africana. E os anfitriões do último Mundial têm um vilão. Bernard Parker abriu o placar, mas marcou o gol que garantiu os três pontos para os etíopes.

A África do Sul entrou em campo dois pontos atrás do rival e precisa da vitória para se manter viva na briga pela vaga na Copa do Mundo do Brasil. E Parker marcou a favor dos sul-africanos aos 34min do primeiro tempo.

Os etíopes, que nunca disputaram um Mundial, empataram com Getaneh Kebede, aos 42min da etapa inicial, e conseguiram a virada com uma ajudinha de Parker. O jogador foi tentar cortar um cruzamento e mandou de cabeça para o próprio gol, aos 25min da etapa final.

A Etiópia foi aos 13 pontos e confirmou a liderança do Grupo A das eliminatórias. A África do Sul ficou com oito pontos e, como falta apenas uma rodada a ser disputadas, não tem como alcançar a ponta.

Além da surpresa protagonizada pela Etiópia, outras duas seleções tradicionais do continente se classificaram para o mata-mata.

Seleção de melhor campanha nas eliminatórias, o Egito venceu Moçambique por 1 a 0 e foi aos 15 pontos no grupo G. Guiné, com sete pontos, ainda joga neste domingo, mas não tem mais chances.

Na chave C, a forte Costa do Marfim venceu a Tanzânia por 4 a 2 fora de casa e foi aos 13 pontos, com cinco pontos de vantagem para Marrocos, com só mais uma rodada a ser disputada. A Tunísia, no Grupo B, também está na segunda fase das eliminatórias. 

A situação do Grupo D ainda está indefinida e Gana corre riscos de não avançar. A equipe venceu Lesoto fora de casa por 2 a 0 e assumiu a liderança da chave com 12 pontos, apenas um a frente de Zâmbia. As duas equipes fazem o duelo decisivo em setembro, em Gana. 

Camarões também precisa de uma vitória na última rodada do Grupo I para avançar. A equipe ficou no empate sem gols contra o Congo neste domingo, foi aos sete pontos, mas está dois pontos atrás da Líbia, líder da chave e adversária na última partida. 

*Atualizado às 14h23

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos