Arena Pernambuco recebe torcedor com restos de entulho para estreia oficial

Bruno Freitas

Do UOL, no Recife

Inicialmente projetada para ser entregue em dezembro de 2013, a bela Arena Pernambuco acabou selecionada no último ano como sede da Copa das Confederações e correu com o cronograma para ficar pronta a tempo. O resultado neste domingo, na abertura oficial do estádio com Espanha x Uruguai, é a recepção do público com restos de entulho espalhados pelas áreas interna e externa.

O acesso principal de torcedores ao estádio passou por um tratamento especial, mas ainda assim é possível observar resquícios de uma obra em fase de conclusão. Em outras áreas da Arena Pernambuco, no entanto, a presença de entulho é abundante.

Uma delas são os corredores internos, por onde passam funcionários do estádio, estafe da Fifa, voluntários e jornalistas de vários países. Na manhã deste domingo, um repórter espanhol fez uma cena com a reclamação de falta de elevadores e do percurso acidentado.

A tendência é que a cara definitiva da Arena Pernambuco seja vista mesmo na Copa do Mundo do próximo ano, com a conclusão de detalhes externos.

Durante a semana a reportagem do UOL Esporte ouviu o governo estadual a respeito da expectativa para a estreia do estádio em São Lourenço da Mata, região metropolitana de Recife.

"A primeira [expectativa] é para a abertura oficial do estádio. O prazo inicial de entrega era dezembro de 2013, mas tivemos que antecipar em oito meses para ter a arena na Copa das Confederações. A expectativa é por todo esforço do governo, pelo estádio ter sido tão desejado", afirmou Gilberto Pimentel, secretário executivo de relações institucionais da Secopa, a Secretaria Extraordinária de Copa do Mundo (PE).

Entregue em março passado, o novo estádio foi construído por meio de uma Parceria Público-Privada com o Consórcio Arena Pernambuco, formado pelas empresas Odebrecht Participações e Investimentos e Odebrecht Infraestrutura – o consórcio explorará o estádio por 30 anos.

Para entregar o projeto na data solicitada pela Fifa, a construtora utilizou um contigente de aproximadamente 5 mil funcionários, que se revezaram em três turnos.

Em torno da arena existe o projeto de instalação da Cidade da Copa. Uma área residencial com 4,5 mil unidades habitacionais é prometida para 2015. Um estudo ainda avalia a construção de um campus da Universidade de Pernambuco no local.

O primeiro evento do estádio aconteceu em um jogo-teste em 22 de maio, no amistoso entre o Náutico e o Sporting, de Portugal. O time de Recife fechou acordo para utilizar a nova arena, distante 19 km do centro da capital.

Obras na Arena Pernambuco
Obras na Arena Pernambuco

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos