Fifa não vê relação de protestos com Copa, e COL diz ter apoio do povo

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio

  • Pedro Ladeira/Folhapress

    Manifestantes fazem protesto contra a realização da Copa das Confederações perto do estádio Mané Garrincha

    Manifestantes fazem protesto contra a realização da Copa das Confederações perto do estádio Mané Garrincha

A Fifa não vê até agora relação entre os protestos que ocorrem no país e à Copa das Confederações e à Copa-2014 apesar de algumas manifestações contrárias às competições. Para o COL (Comitê Organizador Local), a maioria da população apoia a realização do evento que é benéfico para o Brasil.

Na sexta-feira e neste sábado, surgiram os primeiros movimentos em São Paulo e Brasília com críticas ao Mundial. Há no Distrito Federal uma manifestação em curso a poucas horas próxima ao Estádio Nacional Mané Garrincha, onde a seleção brasileira estreará diante do Japão.

"A informação era de que não era diretamente relacionado [à Copa], Pode haver questões que surgem na competição. Mas o que pensamos é no início da competição. É o que estamos excitados no momento", afirmou Pekka Odrizola, porta-voz da Fifa na manhã deste sábado.

A Fifa afirmou na sexta-feira que monitorava a situação dos protestos, expressou confiança nas autoridades para o controle da segurança e ressaltou que respeita o direito de protestos da população.

"Pesquisa mostra que a maioria das pessoas está nos apoiando. E a maioria entende os benefícios da Copa do Mundo. Mas há o direito de manifestação de protestos", acrescentou o diretor de comunicação do COL, Saint-Clair Milesi.

 

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos