Desgastado, Uruguai cancela treino de reconhecimento na Arena Pernambuco

Vinicius Mesquita

Do UOL, no Recife

  • AP Photo/Victor R. Caivano

    Elenco do Uruguai teve diversos problemas de logística na estadia no Recife

    Elenco do Uruguai teve diversos problemas de logística na estadia no Recife

Cansada dos congestionamentos e das condições adversas para treinar, a Associação Uruguaia de Futebol confirmou que não participará do treino de reconhecimento na Arena Pernambuco, marcado para este sábado. A equipe fez mais um treino no Centro de Treinamento do Sport e desistiu de comparecer, no período da noite, ao estádio onde fará a partida contra a Espanha, domingo, às 19 horas.

Oficialmente, a delegação uruguaia garante que a medida não é um manifesto contra a Fifa. "Li muitas coisas. Que estamos condenando a Fifa ou entrando em conflito contra ela. Jamais fizemos isso. Caso algo oficial seja feito em relação à Fifa nós informaremos a vocês", disse o o chefe de imprensa da delegação uruguaia, Matias Faral.

No calendário oficial de atividades da Copa das Confederações, organizado pelo site da Fifa, já não consta mais o informe uruguaio para o reconhecimento da Arena Pernambuco, marcado para 19h. A entidade ainda noticiava oficialmente a presença dos Uruguaios na Arena Pernambuco  o período da tarde. A Fifa garante apenas a presença do treinador Oscar Tabárez, no estádio, às 19h45, para entrevista coletiva.

Os jogadores preferiram não se manifestar sobre o possível cansaço alegado pela Associação Uruguaia de Futebol. "Foi uma decisão da comissão técnica. Nós somos uruguaios e estamos preparados para qualquer tipo de problema", disse o volante Walter Gargano.

Problemas começaram na quinta

A sequência de transtornou começou na última quinta-feira: equipe celeste não pôde treinar no estádio do Arruda devido às constantes pancadas de chuvas. A água encharcou o gramado, inviabilizando o treino com bola. Para pôr um fim ao tédio enfrentado pelos jogadores, a comissão técnica uruguaia tomou conta de uma academia de ginástica a poucos metros do Mar Hotel, concentração da delegação, para a prática de exercícios físicos.

"Não é sempre que enfrentamos esse tipo de situação", disse o meia Gastón Ramirez. "Jogador de futebol precisa treinar com a bola, mas tudo bem, já superamos isso."

O treinador Oscar Tabárez, insatisfeito com o cenário, ironizou a escolha de Recife como uma das sedes para a Copa das Confederações: "Que chove no Recife em junho e julho, me parece que não é uma novidade. Então, estamos um pouco surpresos porque não acreditávamos que teríamos de enfrentar uma situação de buscar campos para treinar. Só queremos um lugar para nos prepararmos para as partidas que teremos pela frente."

Os lamentos de Tabárez não surtiram efeito. Logo no dia seguinte, sexta-feira, a Fifa empurrou a seleção uruguaia para o Centro de Treinamento do Sport, a 18 quilômetros de distância do hotel. O gramado estava em condições de jogo, mas o ônibus da delegação precisou vencer ruas esburacadas e estradas de barro e barreiras. Foram necessários 90 minutos para chegar ao CT e outros 90 para retornar ao hotel. Média de 12 km/h por trecho.

"Um campinho para treinar é o mínimo que precisamos para participar de um torneio. Não queremos hotel cinco estrelas, tratamento vip, nada. Só precisamos de um campinho próximo de nosso hotel. Foi desumano passar pelo que passamos. Espero que isso que estou falando seja encarado como uma crítica construtiva para o torneio", disse o zagueiro Lugano.

Segundo a prefeitura de Recife, a Fifa estava ciente sobre as condições das estradas e da distância do Centro de Treinamento do Sport:

"A estrada no bairro de Macaxeira (no caminho do CT) é de terra batida e, como você pode perceber, a chuva não dá trégua. Nós mandamos um caminhão com o objetivo de tapar os buracos e fazer a terraplanagem", informou a assessoria de imprensa da Emlurb (Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana), vinculada a Secretaria de Serviços Públicos da prefeitura de Recife. "Mas foi a Fifa que escolheu este Centro de Treinamento. O CT do Sport foi aprovado por ela", informou a assessoria.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos