Adolescentes promovem curso de japonês tietando a seleção oriental

Gustavo Franceschini e Mauricio Stycer

Do UOL, no Gama (DF)

  • Flavio Florido/UOL

    Torcida brasileira apoia seleção japonesa durante treinamento no Bezerrão

    Torcida brasileira apoia seleção japonesa durante treinamento no Bezerrão

Um grupo de cerca de 20 adolescentes roubou a cena na frente do estádio Bezerrão, no Gama (DF), onde a seleção japonesa está fazendo seu penúltimo treinamento antes do jogo do próximo sábado. Munidos de cartazes e animados gritos de guerra, os jovens promoveram o curso de japonês que fazem em uma escola pública da cidade tietando os rivais do Brasil na abertura da Copa das Confederações.

"Pessoal, sejam bem-vindos", "Muito prazer", "Vai lá, Japão" e "Nós amamos a língua japonesa", foram algumas das mensagens exibidas em cartazes na porta do estádio. Como tem disso praxe na preparação para a Copa das Confederações o treino da seleção oriental também foi fechado ao público, forçando os adolescentes a permanecerem isolados no estacionamento.

Mesmo assim, eles fizeram barulho. De dentro do estádio era possível ouvir o grupo gritar "Queremos entrar", tentando convencer os seguranças. Todos são alunos do CIL (Centro Interescolar de Línguas), projeto da Secretaria de Educação do Distrito Federal que desde 2001 disponibiliza aulas de japonês em quatro unidades da região (Ceilândia, Gama, Taguatinga e Sobradinho).

"Eles estão aproveitando para treinar a língua. Além disso, estão passando uma boa imagem do Brasil. Um dos repórteres japoneses disse para a gente que em outros lugares eles nem recebem a seleção. Ficou uma visão de que o Brasil é um país acolhedor", disse Cibele Almeida, diretora do CIL do Gama, que preparou-se durante toda a semana para duas visitas ao estádio – na última quarta os alunos já tinham isso ao Bezerrão.

De fato, os repórteres japoneses se divertiram com os jovens, principalmente pela falta de assunto na seleção de seu país. O técnico Alberto Zaccheroni, pelo segundo dia seguido, fechou o treino depois de 15 minutos de imagens liberadas para profissionais de imprensa. Neste período, os atletas mal tocaram na bola, e concentraram-se apenas em exercícios de alongamento com uma bola de Pilates. 

Do lado de fora, os cerca de 50 repórteres japoneses só puderam tentar adivinhar o time que começará jogando contra o Brasil. O palpite mais aceito é o que contém Kawashima, Uchida, Yoshida, Konno e Nagatomo; Hasebe, Endo, Okazaki, Honda e Kagawa; Maeda. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos