Torcedores da seleção japonesa caem no samba em chegada do time a Brasília
Aiuri Rebello
Do UOL, em Brasília
-
Aiuri Rebello/UOL
Torcedores japoneses fazem a festa em frente a hotel onde está hospedada a seleção do Japão em Brasília
Foi em clima de festa que 15 torcedores da seleção japonesa, quatro deles vindos do Japão, aguardavam a chegada do time em frente ao hotel onde a equipe ficará hospedada em Brasília, a partir desta quarta-feira (12). Os japoneses aproveitaram a música da Banda Brasília, contratada pelo governo do DF para recepcionar os jogadores no hotel, e caíram no samba.
"É isso que mais encanta no Brasil, é todo mundo muito aberto", afirma o engenheiro Shiroshi Kawazoe, de 66 anos. Vivendo em São Paulo há 30 anos, Kawazoe é o "líder" do grupo, composto na maioria por idosos. "Quatro vieram do Japão para acompanhar a seleção, o resto é de São Paulo mesmo. Chegamos ontem a Brasília", diz o o torcedor.
Apesar da animação, os torcedores japoneses não tinham ingresso para a partida de abertura da Copa das Confederações no sábado (15), entre Japão e Brasil no estádio Mané Garrincha, e contavam com o patriotismo da delegação japonesa para conseguir entradas.
"Vamos conversar com eles, quem sabe", afirma o engenheiro, que confessa torcer por um empate na partida. "Depois de tanto no Brasil, fico dividido", explica ele. "Se não der certo tudo bem. Viemos aqui mais para apoiar o time mesmo", diz Kawazoe.
Chegada da delegação
O time saiu do avião direto para um ônibus e deixou o aeroporto sem passar pelo saguão. Não havia torcedores aguardando no local. No trajeto, o ônibus foi escoltado por batedores e forte esquema de segurança, com bloqueio de ruas pelo caminho e policiais posicionados em pontos estratégicos. Helicópteros das Forças Armadas sobrevoavam o trajeto por todo o caminho.
Na chegada ao hotel, apesar da banda e do clima festivo, os jogadores desceram do ônibus e seguiram direto para dentro, sem falar com a torcida ou a imprensa. Fora o grupo de japoneses, havia cerca de 50 pessoas aguardando a delegação em frente ao hotel, entre jornalistas e curiosos. Às 17h, o Japão faz seu primeiro treino no Brasil, no estádio Bezerrão no Gama, cidade-satélite de Brasília.
Veja também
- Pote errado e bolinhas devolvidas: Cinco bizarrices que rolaram em sorteios
- Ex-técnico mexicano recorda vitória contra o Brasil, em 2005: 'Preguiçosos'
- Arnaldo Ribeiro: "O 'favoritaço' surgiu depois de Brasil x Espanha em 2013"
- Brasil x Espanha em 2013 despertou o complexo de pitbull do nosso futebol