Preço de ingressos em estádios da Copa preocupa governo federal

Rodrigo Mattos e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Aiuri Rebelo/UOL

    Torcedores fazem fila para retirar ingressos em Brasília

    Torcedores fazem fila para retirar ingressos em Brasília

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, revelou nesta quarta-feira a preocupação do governo federal com o preço dos ingressos para jogos de futebol que serão realizados em estádio da Copa do Mundo de 2014 após o torneio. Segundo Rebelo, as adequações dos espaços para o Mundial vão colocá-los em um novo patamar de qualidade e conforto. Ele teme, entretanto, que a melhora nos estádios encareça o custo nas entradas.

“Evidentemente que há uma possibilidade de encarecimento dos ingressos. Esse é um de nossos receios”, afirmou o ministro, durante evento no Rio de Janeiro. “Nós não queremos que a população mais pobre do país, que está mais ligada ao futebol, seja afastada dos estádios.”

Reportagem do UOL Esporte já constatou que o preço de ingressos para partidas sediadas em estádios da Copa é até 300% maior do em estádios que não passaram por obras para o torneio. As entradas para o jogo inaugural do estádio de Brasília, por exemplo, custaram a partir de R$ 160.

Rebelo disse que o governo está acompanhando esse assunto. Deu o entender que o Ministério do Esporte pode procurar os administradores dos 12 estádios do Mundial para incentivar a criação de categorias de ingressos com preços populares, assim como fez com a Fifa para a própria Copa. “Seria bom chegarmos a um termo razoável para todos”, disse ele.

O ministro lembrou que, para a Copa do Mundo, a Fifa reservou uma parte dos ingressos para a chamada categoria 4. Esse tipo de ingressos tem preços mais baixos. Na Copa das Confederações, eles custaram a partir de R$ 55. Estudantes e idosos ainda tiveram a oportunidade de comprar as entradas com desconto de 50%.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos