Nigéria 'ganha' gol, mas só empata com a Namíbia e adia classificação

Do UOL, em São Paulo

  • AFP

    Robert Ng'ambi (d) comemora ao marcar o gol que deu o empate ao Maláui contra o Quênia

    Robert Ng'ambi (d) comemora ao marcar o gol que deu o empate ao Maláui contra o Quênia

A Nigéria entrou em campo nesta quarta-feira com a chance de ser a primeira seleção a se classificar para a segunda fase das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2014. Bastava vencer a Namíbia, fora de casa, e assegurar o primeiro lugar do Grupo F. Porém, os donos da casa surpreenderam, saíram na frente e os Super Águias só empataram depois de um frango do goleiro Vries. No final, o empate por 1 a 1 adiou a classificação para a última rodada.

A seleção nigeriana tem nove pontos após cinco jogos e pode até empatar com o Maláui na última rodada, no confronto direto que definirá o classificado para o mata mata. A equipe de Maláui tem sete pontos.

Com cinco pontos, a Namíbia está eliminada, assim como o Quênia. No outro jogo do grupo, Maláui e Quênia empataram por 2 a 2 também nesta quarta. 

A Nigéria foi melhor em grande parte do jogo, teve as chances mais claras de gol, mas foi surpreendida em um rápido contra-ataque, que terminou na bela conclusão de Kavendji, aos 32min da etapa final.

Porém, o goleiro Vries falhou feio ao tentar espalmar cobrança de falta fraca de Oboanona, aos 38min, e deu o empate para os nigerianos.

Os Super Águias agora viajam para o Brasil para a disputa da Copa das Confederações. A equipe está no Grupo B, ao lado de Espanha, Uruguai e Taiti. 

As Eliminatórias Africanas são divididas em dez grupos e o líder de cada chave avança para a segunda fase. Nela, um mata mata define os cinco classificados para a Copa do Mundo de 2014. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos