Estafe de Paulinho teme que rumores sobre saída atrapalhem desempenho na seleção

Mauricio Duarte

Do UOL, em São Paulo

  • BRUNO DOMINGOS/MOWA PRESS

    Volante Paulinho concede entrevista coletiva em Goiânia

    Volante Paulinho concede entrevista coletiva em Goiânia

Enquanto as especulações sobre uma possível transferência de Paulinho para a Europa multiplicam-se, o estafe do jogador está preocupado de que maneira isso pode afetar o desempenho do volante na seleção brasileira. O UOL Esporte apurou que o excesso de informações desencontradas pode desviar o foco do atleta, que no momento deveria ser a Copa das Confederações.

A avaliação é a de que não há como blindar totalmente o psicológico do jogador. E, caso seu rendimento seja prejudicado por isso, ele poderia perder parte do prestígio de onde se origina o interesse de grandes clubes do mundo. Apesar disso, tanto família como profissionais que trabalham com Paulinho prestam apoio e garantem que ele já aprendeu a lidar com a situação, já que não é a primeira janela em que seu nome é um dos mais cotados para sair do Brasil.

Até o momento, contudo, o temor do estafe de Paulinho não se concretizou. Não só o jogador é titular da seleção brasileira, como foi fundamental nos jogos preparatórios para a Copa das Confederações, contra Inglaterra e França. No primeiro, inclusive, anotou o gol de empate do Brasil. A questão é saber até quando ele conseguirá seguir alheio aos rumores fora de campo.

Inter de Milão e Shaktar Donetsk foram clubes ventilados como interessados no atleta. O Corinthians estipulou uma multa de 20 milhões de euros (cerca de R$ 52 milhões) para o camisa 8. O time europeu que quiser contar com o jogador para a próxima temporada, terá que desembolsar essa quantia.  Paulinho tem contrato com a equipe do Parque São Jorge até 31 de julho de 2015.

Paulinho chegou ao clube em 2010, à época como uma opção para Elias e Jucilei, à época titulares como volantes. Aos poucos, no entanto, ele entrou no time e ocupou o espaço com propriedade.

Importante no título brasileiro de 2011, ele se transformou em uma referência do Corinthians campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa, com direito a gol decisivo contra o Vasco, que garantiu o clube na semifinal da competição sul-americana.

Audax admite interesse em saída, mas Corinthians decide

  • O Audax, detentor de 50% dos direitos econômicos de Paulinho, admite que tem interesse na transferência do jogador, mas nega que tenha recebido oficialmente alguma proposta por enquanto. A orientação é que qualquer clube interessado no volante deve reportar-se diretamente ao Corinthians, que tem a primazia, juntamente com o atleta, no momento de bater o martelo. "Lógico que como detentor de 50% dos direitos e ele não jogando pelo Audax, uma boa proposta financeira não vamos segurar", declarou ao UOL Esporte Thiago Scuro, gerente executivo do Audax.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos