Jornal inglês faz guia para Copa com pedido para evitar favela e piada com caxirola

Do UOL, em São Paulo

  • Leogump Carvalho / Frame

    Caxirolas foram proibidas nos estádios após serem atiradas em campo pela torcida na Bahia

    Caxirolas foram proibidas nos estádios após serem atiradas em campo pela torcida na Bahia

O tradicional jornal inglês The Guardian fez um guia com as dez principais dicas que o torcedor britânico deve saber para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, com foco maior no Rio de Janeiro. Mesmo citando que a cidade já está muito mais segura, o diário pede para 'evitar as favelas, a não ser que você tenha um amigo do Comando Vermelho', e também brinca com o veto da caxirola nos estádios durante o Mundial.

Entre as dicas do guia, o Guardian fala sobre como encontrar hotéis mais baratos, o que comer, o que fazer durante as folgas entre as partidas, pede cuidado para evitar valores abusivos, como estar 'na moda' para as praias e até provoca os nossos rivais argentinos.

Um dos itens do jornal é o 'Onde evitar'. Nele, o Guardian destaca que o Rio é muito mais seguro que há uma década, graças ao programa de pacificação nas favelas e o forte policiamento nas áreas turísticas, mas alerta que "onde quer que você vá no Brasil deve se ter cautela em qualquer rua escura e calma e fique de olho em seus pertences". "É melhor também evitar as favelas a não ser que você tenha um guia local ou tenha bons amigos no Comando Vermelho", publica o diário.

A publicação ainda diz para os torcedores fazerem reservas antecipadas de voos, ou serão punidos, já que os voos domésticos no país são absurdamente caros. A Amazônia também é citada, onde o jornal diz que os barcos são o melhor jeito de locomoção para passeios turísticos. Entre outros pontos turísticos, estão os tradicionais Cristo Redentor, Pão de Açúcar e bares e praias de Copacabana, no Rio, o Museu de Arte em São Paulo, as Cataratas do Iguaçu e as praias e comidas baianas.

Citando também a questão das Ilhas Malvinas, o guia pede para evitar o assunto para não criar inimizade na América Latina, mesmo que a Argentina seja candidata à nação menos popular na região.  

Por fim, o último item da publicação ensina 'O que fazer nos estádios sem a caxirola', que foi proibida nos estádios brasileiros durante o Mundial de 2014. "Se você sentir vontade de fazer barulho com um plástico reciclado, então compre uma caxirola e divirta-se, só não espere usar sua nova aquisição em um estádio durante a Copa. Embora o produto esteja na lista de produtos licenciados da Fifa, a entidade o baniu do Mundial após dezenas serem atiradas em campo durante um evento teste", relatou o The Guardian.

Copa do Mundo de 2014
Copa do Mundo de 2014

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos