Thiago Silva é poupado por dores musculares e Julio Cesar vira lateral
Gustavo Franceschini e Luiz Paulo Montes
Do UOL, em Porto Alegre
-
Flavio Florido/UOL
Julio Cesar, goleiro da seleção, completou time reserva na lateral em coletivo em Porto Alegre
A seleção brasileira realizou na tarde desta sexta-feira, no CT do Internacional, seu primeiro treino em Porto Alegre, onde enfrentará no próximo domingo a França. A ausência notada foi o zagueiro Thiago Silva, que sentiu dores musculares, segundo o preparador físico Paulo Paixão, e foi preservado.
Por conta disso, o goleiro titular Julio Cesar foi improvisado na lateral esquerdo em um coletivo comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Julio completou a equipe reserva e viu Jefferson, do Botafogo, assumir a meta da equipe titular, que treinou de colete. Julio chegou a atuar também como volante, e Fernando foi recuado para a zaga. Depois de 20 minutos de coletivo, as posições se inverteram, e o goleiro voltou para sua posição de origem, enquanto Jefferson foi para a lateral.
No período em que esteve improvisado, Julio Cesar chegou até a dar uma assistência, em bola elevada, para o gol de Filipe Luis, também improvisado como zagueiro reserva, ao lado de Dante.
Sem Thiago Silva, a zaga foi formada por David Luiz e Réver, do Atlético-MG. Esta, porém, não foi a única mudança em relação ao time que começou o amistoso contra a Inglaterra, no Maracanã, no último domingo. Filipe Luis, que começou entre os 11, figurou no time reserva nesta sexta, enquanto Marcelo ganhou espaço na equipe principal. A alteração já havia sido testada no treino realizado em Goiânia, na quinta-feira.
Na segunda parte da atividade, Felipão promoveu mais mudanças no time. Hulk, Oscar saíram da equipe, dando lugar a Hernanes e Bernard. Assim, a equipe ficou com três volantes (Paulinho e Luiz Gustavo), com Bernard aberto pela esquerda, Neymar pela direita e Fred centralizado.
Os problemas físicos têm dado sustos no técnico Felipão desde que os jogadores se apresentaram. Primeiro, Fred chegou ao Rio de Janeiro queixando-se de dores na costela - os exames constataram uma fratura incompleta. Na quinta-feira, Leandro Damião sentiu um problema muscular na coxa direita, realizou exames e, nesta sexta, foi cortado após o diagnóstico comprovar uma lesão. Assim, Jô ganhou um lugar entre os convocados. Desta vez foi Thiago Silva quem queixou-se.
O médico José Luiz Runco descartou que os treinos fortes comandados por Felipão possam ser a causa dos seguidos problemas físicos dos jogadores. "Os treinos são fortes, mas são medidos para serem treinos fortes.São fatalidades", disse mais cedo, ao anunciar o corte de Damião.
Apesar de a atividade ser fechada para os torcedores, a seleção não conseguiu ter a privacidade que gostaria. Muitos torcedores se aglomeraram à beira da estrada que cerca o CT e assistiram ao treinamento, realizado debaixo de um forte sol. O único treino aberto para o público está previsto para o sábado, na Arena Grêmio. Os gritos das "Neymarzetes" voltaram a ecoar alto no treino. Mais cedo, elas já haviam chamado a atenção na porta do hotel em que o Brasil está hospedado.