Thiago Silva é poupado por dores musculares e Julio Cesar vira lateral

Gustavo Franceschini e Luiz Paulo Montes

Do UOL, em Porto Alegre

  • Flavio Florido/UOL

    Julio Cesar, goleiro da seleção, completou time reserva na lateral em coletivo em Porto Alegre

    Julio Cesar, goleiro da seleção, completou time reserva na lateral em coletivo em Porto Alegre

A seleção brasileira realizou na tarde desta sexta-feira, no CT do Internacional, seu primeiro treino em Porto Alegre, onde enfrentará no próximo domingo a França.  A ausência notada foi o zagueiro Thiago Silva, que sentiu dores musculares, segundo o preparador físico Paulo Paixão, e foi preservado.

Por conta disso, o goleiro titular Julio Cesar foi improvisado na lateral esquerdo em um coletivo comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Julio completou a equipe reserva e viu Jefferson, do Botafogo, assumir a meta da equipe titular, que treinou de colete. Julio chegou a atuar também como volante, e Fernando foi recuado para a zaga. Depois de 20 minutos de coletivo, as posições se inverteram, e o goleiro voltou para sua posição de origem, enquanto Jefferson foi para a lateral.

No período em que esteve improvisado, Julio Cesar chegou até a dar uma assistência, em bola elevada, para o gol de Filipe Luis, também improvisado como zagueiro reserva, ao lado de Dante. 

Sem Thiago Silva, a zaga foi formada por David Luiz e Réver, do Atlético-MG. Esta, porém, não foi a única mudança em relação ao time que começou o amistoso contra a Inglaterra, no Maracanã, no último domingo. Filipe Luis, que começou entre os 11, figurou no time reserva nesta sexta, enquanto Marcelo ganhou espaço na equipe principal.  A alteração já havia sido testada no treino realizado em Goiânia, na quinta-feira.

Na segunda parte da atividade, Felipão promoveu mais mudanças no time. Hulk, Oscar saíram da equipe, dando lugar a Hernanes e Bernard. Assim, a equipe ficou com três volantes (Paulinho e Luiz Gustavo), com Bernard aberto pela esquerda, Neymar pela direita e Fred centralizado. 

Os problemas físicos têm dado sustos no técnico Felipão desde que os jogadores se apresentaram. Primeiro, Fred chegou ao Rio de Janeiro queixando-se de dores na costela - os exames constataram uma fratura incompleta. Na quinta-feira, Leandro Damião sentiu um problema muscular na coxa direita, realizou exames e, nesta sexta, foi cortado após o diagnóstico comprovar uma lesão. Assim, Jô ganhou um lugar entre os convocados. Desta vez foi Thiago Silva quem queixou-se.

O médico José Luiz Runco descartou que os treinos fortes comandados por Felipão possam ser a causa dos seguidos problemas físicos dos jogadores. "Os treinos são fortes, mas são medidos para serem treinos fortes.São fatalidades", disse mais cedo, ao anunciar o corte de Damião.

Apesar de a atividade ser fechada para os torcedores, a seleção não conseguiu ter a privacidade que gostaria. Muitos  torcedores se aglomeraram à beira da estrada que cerca o CT e assistiram ao treinamento, realizado debaixo de um forte sol. O único treino aberto para o público está previsto para o sábado, na Arena Grêmio. Os gritos das "Neymarzetes" voltaram a ecoar alto no treino. Mais cedo, elas já haviam chamado a atenção na porta do hotel em que o Brasil está hospedado.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos