COL elogia e diz que Maracanã recebeu melhor teste da Copa das Confederações

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O "novo Maracanã" foi aprovado no seu último teste para a Copa das Confederações, que começa no dia 15. A avaliação divulgada ainda neste domingo pelo COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014).

Logo após o final do amistoso entre Brasil e Inglaterra, o diretor geral do órgão, Ricardo Trade, concedeu uma entrevista coletiva para falar sobre o estádio. Disse estar muito satisfeito com o que viu antes, durante e depois da partida.

"Tudo funcionou bem, dentro e fora do estádio. Foi o melhor teste de todos", afirmou Trade, do COL. "Claro que ainda há detalhes a serem acertados, mas estamos satisfeitos."

Segundo o COL, as 16 áreas avaliadas pelo órgão no evento-teste foram aprovadas: segurança, operação, etc. Em algumas, pequenos problemas foram registrados, mas nada que comprometesse o resultado final.

O gerente geral de operações do COL, Tiago Paes, disse que uma catraca apresentou defeito, atrasando a passagem de torcedores. No entanto, quando a fila para a entrada começou a aumentar, os organizadores iniciaram a verificação de ingressos manualmente e resolveram o problema.

Paes disse que foram verificados alguns ajustes necessários no serviço de alimentação, assim como na distribuição de ingressos. Embora a venda de ingressos não tenha sido avaliada pelo COL, o órgão observou que pessoas desinformadas tentaram resgatar ingressos gratuitos no dia do jogo. As gratuidades, porém, foram distribuídas até sábado, o que frustrou alguns torcedores.

Mais elogios

Mais cedo, pelo twitter, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, também elogiou o Maracanã. Valcke assistiu o amistoso do Brasil da nova tribuna de honra do estádio, ao lado do presidente da CBF, José Maria Marin. De lá, postou:  "Um ambiente excelente, o estádio do Maracanã maravilhoso e um grande jogo, com golaços e um resultado justo."

O governo do Rio de Janeiro, responsável pela reforma do Maracanã, também avaliou bem o jogo de reinauguração do estádio. O vice-governador, Luiz Fernando Pezão, falou que o estádio está "pronto". Precisa resolver "pequenos detalhes".

Pezão disse também que, logo após a Copa das Confederações, os times de clubes cariocas devem voltar a jogar no Maracanã. Segundo ele, a concessão do estádio deve ser finalizada durante o torneio da Fifa. Assim que ele acabar, o novo administrador do estádio deve entrar em acordo com os clubes para que eles mandem seus jogos na arena.

"Os clubes voltam para já", afirmou Pezão. "No Campeonato Brasileiro ou mesmo na Copa do Brasil haverá jogo no Maracanã."

NA VOLTA AO MARACANÃ, SELEÇÃO REPETE PROBLEMAS E EMPATA

  • Na volta ao Maracanã, a mais icônica arena com ela associada, a seleção brasileira não conseguiu inspiração suficiente para quebrar a escrita de mais de quatro anos sem vencer uma equipe da elite do futebol mundial. Novamente com problemas no meio de campo e falhas de marcação, além de encontrar dificuldades para abrir espaçõs no ataque. a equipe empatou em 2 a 2 com a Inglaterra na tarde deste domingo. Se ao menos animou o público carioca com dois gols (a última partida, em 2008, foi um 0 a 0 com a Colômbia) e deixou o campo sob aplausos, a seleção também foi vaiada em alguns momentos e o técnico Luiz Felipe Scolari ouviu gritos de "burro". O Brasil terá que esperar o amistoso de domingo com a França, em Porto Alegre, para tentar se livrar do que está se tornando uma maldição, e corrigir os problemas a tempo da estreia na Copa das Confederações, dia 15, contra o Japão, em Brasília. LEIA MAIS

COMENTARISTA, RONALDO CRITICA SCOLARI E É CORNETADO POR GALVÃO

  • Depois de mostrar fotos "estudando para o jogo", o ex-jogador Ronaldo estreou como comentarista da Globo fazendo observações previsíveis e banais no empate entre Brasil e Inglaterra por 2 a 2, no Maracanã. Classificou Neymar, cliente de sua empresa de marketing, como principal figura em campo, e teceu loas ao "padrão Fifa" do estádio reformado, no que caracterizou um elogio em causa própria, já que é embaixador e integrante no Conselho de Administração do Comitê Organizador da Copa do Mundo. Ronaldo também não foi original ao fazer críticas ao técnico Felipão, lamentando a indefinição do esquema tático da seleção – algo que nove entre dez comentaristas têm dito. LEIA A CRÍTICA DE MAURÍCIO STYCER

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos