Ministro da Justiça confirma veto às caxirolas na Copa do Mundo

Vinicius Konchinski*

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Andre Borges/FolhaPress

    De acordo com José Eduardo Cardozo, análise técnica mostrou que o instrumento não é seguro

    De acordo com José Eduardo Cardozo, análise técnica mostrou que o instrumento não é seguro

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, confirmou nesta sexta-feira o veto às caxirolas, chocalho criado pelo músico Carlinhos Brown e que foi apresentado como a "vuvuzela brasileira". Segundo o político, uma análise técnica mostrou que o instrumento não é seguro e que, por isso, não poderá ser usado nos estádios da Copa das Confederações deste ano e na Copa do Mundo de 2014.

"Houve uma posição técnica da Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos sobre a segurança da caxirola. Do ponto de vista de segurança pública, viu-se que a caxirola não é adequada. Essa posição vai ser mantida e foi encaminhada à organização da Copa", disse Cardozo.

Na segunda-feira, o COL (Comitê Organizador Local) já havia informado que a caxirola estaria proibida em jogos da Copa das Confederações. O veto estava baseado em um relatório preliminar da mesma Secretaria de Grandes Eventos.

Antes disso, no entanto, Dilma Roussef havia manifestado seu apoio à caxirola como instrumento oficial da Copa do Mundo-2014. "É mais interessante do que a vuvuzela", afirmou a presidente do país, referindo-se às cornetas vistas nos estádios sul-africanos em 2010.

O instrumento virou debate depois que ele se tornou arma de protesto na Arena Fonte Nova, no fim de abril, no clássico entre Bahia e Vitória. Irritados com a má atuação do time tricolor, os torcedores atiraram as caxirolas no gramado, forçando os jogadores a retirarem os objetos do gramado, que fazia sua estreia em estádios brasileiros. A torcida do Bahia foi punida pelo episódio.

A repercussão negativa gerou protestos e, na segunda-feira, o COL anunciou que o instrumento estava vetado. Dois dias depois, no entanto, a empresa que fabricou as peças ainda mantinha esperanças de reverter a situação

Em contato com o UOL Esporte, a empresa The Marketing Store anunciou que produziria uma versão mais leve e flexível do chocalho, para que ele fosse menos perigoso para os torcedores

*Atualizada às 13h30

CHUVA DE CAXIROLA EM PRIMEIRO TESTE DO INSTRUMENTO

  • Centenas de torcedores atiraram suas caxirolas no gramado no primeiro teste do instrumento em um estádio da Copa do Mundo de 2014

DILMA TOCA CAXIROLA

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos