CBF e Bayern terão última conversa para resolver impasse de jogadores
Rodrigo Mattos
Do UOL, em São Paulo
-
AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS
Dante é motivo de discórdia entre Bayern e seleção brasileira
Está prevista para esta quinta-feira uma conversa entre o presidente da CBF, José Maria Marin, e o executivo-chefe do Bayern de Munique, Karl-Heinz Rummenigge, para tentar resolver o impasse pela liberação dos jogadores Dante e Luiz Gustavo para a seleção brasileira. A confederação exige recebê-los no sábado, mas o clube alemão quer utilizá-los no mesmo dia, na final da Copa da Alemanha.
Marin está nas Ilhas Maurício, onde ocorre o Congresso anual da Fifa. O UOL Esporte apurou que está marcado para que ele fale com Rummenigge, nesta quinta-feira, provavelmente por telefone. A entidade máxima do futebol tem conhecimento da negociação, mas não interveio até agora - poderá interferir caso não ocorra uma solução nesta conversa.
Pelas regras da Fifa, os jogadores têm que ser liberados 14 dias antes do início da Copa das Confederações, prazo máximo que se esgotaria às 16 horas de sábado. Pela interpretação da Fifa do texto, eles já deveriam estar disponíveis para a CBF nesta data. Ou seja, teriam de estar no Brasil.
O regulamento para status de jogadores da Fifa define que os atletas não terão condições de atuar pelo seu clube no período em que deveriam estar convocados. Em tese, pelas regras, o comitê da Fifa para jogadores pode até pedir punição caso eles atuem pelo Bayern, determinando que perca os pontos da partida, ou seja considerado derrotado no caso de copas com partidas mata-mata. Isso tiraria o título do time de Munique, impedindo de conquistar a tríplice coroa.
Além de executivo-chefe do Bayern, Rummenigge também é o presidente do ECA (Associação Europeia de Clubes) que luta contra a Fifa em relação aos direitos de times em relação aos jogadores. Um dos principais pleitos da entidade é reduzir o número de dias que os atletas fiquem à disposição das equipes nacionais, o que os deixaria mais tempo com seus clubes.