Esquema de retirada de ingresso da Copa das Confederações falha e causa tumulto

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Vinicius Konchinski/UOL

    Torcedores fazem fila para retirar os ingressos para a Copa das Confederações

    Torcedores fazem fila para retirar os ingressos para a Copa das Confederações

Uma falha no esquema para retirada de ingressos da Copa das Confederações montado pela Fifa causou um tumulto no Rio de Janeiro nesta quarta-feira. Torcedores que seguiram a orientação da entidade máxima do futebol e agendaram um horário para resgatar seus bilhetes nesta manhã acabaram esperando mais do que quem não fez o agendamento para retirá-los. A diferença causou a revolta de alguns compradores de ingressos, que chegaram a discutir com quem trabalhava no maior posto de troca de bilhetes montado na capital fluminense, na Barra da Tijuca.

Nesta quarta, primeiro dia do período de retirada dos ingressos, quem não fez o agendamento para resgatar seu bilhete enfrentou um fila bem menor e foi atendido mais rapidamente. Os que seguiram a recomendação da Fifa enfrentaram até duas horas de fila e, quando foram atendidos, esperaram até 50 minutos para conseguir retirar seus ingressos.

Isso ocorreu porque a Fifa decidiu imprimir antecipadamente todas as entradas dos torcedores que agendaram para esta quarta o seu atendimento. Quando essas pessoas chegavam ao guichê, havia tantos ingressos impressos que os prestadores de serviço não conseguiam encontrá-los.

"Isso é um absurdo. Os ingressos estão todos em uma caixa de papelão", contou Rodrigo Balbi, administrador de empresas que retirou seus ingressos nesta quarta. "Fiquei mais de um hora na fila e 40 minutos esperando a atendente entregar meus ingressos. Isso porque eu agendei. Imagina na Copa."

Parte da diferença no atendimento aos torcedores que agendaram a retirada de ingressos se deveu também pela divisão dos atendentes dedicados a cada público. No posto da Barra da Tijuca, no Rio, quatro guichês atendiam pessoas que haviam agendado a retirada de ingressos. Já para quem não fez o agendamento, o número de guichês disponíveis era sete.

"Quem fez o agendamento não pode ser prejudicado", gritou um torcedor, que que programou a retirada de seus ingressos, mas viu quem não fez o mesmo ser atendido antes que ele. "É muita incompetência."

Problemas

Após três horas de problemas na retirada dos ingressos, o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, concedeu um entrevista coletiva no Rio. Ele confirmou que nem todo o esquema planejado funcionou. Mesmo assim, considerou normal as filas no primeiro dia da retirada dos ingressos. "Muitas pessoas vieram ao mesmo tempo. A Fifa não tem como controlar isso", afirmou ele.

Weil afirmou que em todos os oito postos de retirada de ingressos, o sistema está funcionando com alguns contratempos. Em Fortaleza, especificamente, a Fifa detectou um falha maior e a retirada dos ingressos foi suspensa. "Tivemos um problema técnico. Só quem agendou a retirada está sendo atendido. Quem não fez o agendamento, não poderá retirar o ingresso hoje."

Apesar da confusão no Rio de Janeiro, Weil ainda considera o agendamento da retirada dos ingressos a melhor opção. Segundo ele, o atendimento está melhorando a cada hora. Nos próximos dias, quem agendar a retirada de seu bilhete certamente vai conseguir retirá-los mais rapidamente.

Retirada

A retirada dos bilhetes começou nesta quarta-feira e vai até o final da Copa das Confederações. Torcedores que compraram alguma das 600 mil entradas do torneio já vendidas pela Fifa deverão ir até um dos postos de troca de ingressos para receber o bilhete que dará acesso ao estádio.

Ao todo, oito postos de retiradas foram montados pela Fifa nas seis cidades-sede da Copa das Confederações: três no Rio de Janeiro e um em cada uma das sedes restantes. Todos trabalharão os sete dias da semana, das 10h às 18h. Em qualquer posto, de qualquer cidade-sede, o torcedor poderá retirar todos os ingressos os quais já comprou pelo site da Fifa.

Somente o comprador dos ingressos poderá retirar os bilhetes. No ato da troca dos bilhetes, o torcedor deve levar o comprovante da compra e um documento de identidade. Sem esse documento, o bilhete não será entregue pelos atendentes da Fifa.

Estudantes que compraram meia-entrada também devem levar sua carteirinha de estudante emitida pela Une, Ubes ou ANPG. Idosos, portadores de necessidades especiais e beneficiários do Bolsa Família, que tiveram a chance de comprar ingressos com desconto, devem apresentar os comprovantes de sua condição específica.

Reserva

O esquema para retirada de ingressos foi apresentado nesta terça-feira pelo diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, no Rio de Janeiro. De acordo com ele, neste ano, torcedores poderão reservar um horário para buscarem seus ingressos e assim evitar as filas nos postos de troca.

Quem quiser fazer uma reserva, deve entrar no site da Fifa (www.fifa.com), buscar a área de ingressos da Copa das Confederações, e informar o dia em que deseja buscar seus bilhetes. "Vamos deixar todos os ingressos já impressos. Será mais rápido para o torcedor", afirmou ele.

Todos os torcedores que retirarem seus ingressos, receberão também um livreto impresso pela Fifa com instruções sobre seus direitos e deveres. No livro, estarão indicadas as entradas dos estádios da Copa das Confederações, as normas de permanência nos estádios e até os objetos vetados nas arenas do torneio.

Segurança

No livreto, também há uma explicação sobre todos os detalhes do ingresso da Copa das Confederações. Cada bilhete trará impresso o nome e o número de identidade de seu comprador, além do número e o setor da cadeira no estádio que o torcedor deve ocupar.

Segundo Weil, o número das cadeiras deve ser respeitado para o conforto dos espectadores dos jogos, mas também para a segurança contra fraudes ou roubos. "Se uma pessoa teve o ingresso teve o ingresso roubado e comunicou isso à Fifa, nós podemos bloquear o lugar dela no estádio. Se alguém sentar ali, pode ser retirado", explicou.

Ainda de acordo com o diretor da Fifa, os ingressos para a Copa das Confederações foram produzidos com um chip, um holograma e características antifalsificação. Haverá também um controle contra a venda das entradas por cambistas. Por isso, Weil não recomenda que ninguém adquira um ingresso fora dos postos oficiais de venda

"A pessoa pode comprar um ingresso legítimo, mas que já foi cancelado ou transferido para outra pessoa", alertou ele. "Vai pagar um preço alto, mas não poderá assistir ao jogo."

Vendas

Weil afirmou ainda que, quem ainda não comprou seu ingresso, ainda poderá fazê-lo na última fase de vendas, que será aberta em 1º de junho. Cerca de 100 mil ingressos serão colocados à venda.

Torcedores que compraram seus ingressos e desistiram de assistir à partida, também poderão devolvê-lo à Fifa até 48 horas antes do jogo. Essas entradas serão revendidas.

Confira os endereços dos postos de troca de ingressos

Rio de Janeiro
Centro de Coleta e Venda de ingressos
Cidade das Artes, Avenida das Américas nº 5300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 22793-080

Centro de Coleta de Ingressos por agendamento
Piano Bar, Windsor Guanabarra Hotel, Avenida Presidente Vargas, 293 - Centro, CEP: 20071-000
Rio de Janeiro-Galeão International Airport, Terminal 2 Arrivals Hall, Avenida Vinte de Janeiro, s/nº - Galeão, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 21941-570

Belo Horizonte
Boulevard Shopping, Avenida dos Andradas nº 3.000, Santa Efigênia, Estacionamento G1 (Parking GI), Cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, CEP: 30260-070

Brasília
Centro de Convenções Ulysses Guimarães – CCUG, SDC Eixo Monumental, Lote 05, Ala Sul, Cidade de Brasília, Distrito Federal, CEP: 78000-000

Salvador
Shopping Iguatemi, Avenida Tancredo Neves nº 148, Estacionamento I (Parking I), Cidade de Salvador, Estado da Bahia, CEP: 41828-900

Fortaleza
Centro de Eventos do Ceara, Avenida Washington Soares nº 999, Edson Queiroz, Portão C (Gate C), Cidade de Fortaleza, Estado do Ceará , CEP: 60811-341

Recife
Shopping Recife, Rua Padre Carapuceiro nº 777, Cobertura (Top Floor) , Boa Viagem, Cidade de Recife, Estado de Pernambuco, CEP: 51020-900

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos