Rival do Brasil, México aposta em base caseira para a Copa das Confederações
Do UOL, em São Paulo
-
Ian Kington/AFP Photo
Atacante Javier "Chicharito" Hernández, do Manchester United, é um dos destaque da seleção mexicana
O México anunciou, nesta segunda-feira, a lista de 23 convocados para os jogos das eliminatórias contra Jamaica, Panamá e Costa Rica, entre 4 e 11 de junho, e para a Copa das Confederações, na qual é um dos integrantes do grupo A, que ainda conta com Brasil, Itália e Japão.
A equipe norte-americana virá ao Brasil com uma base caseira, já que apenas seis dos chamados jogam no futebol internacional. Os destaques são "Chicharito" Hernández, do Manchester United, e Andrés Guardado, do Valencia.
Entra os atletas que atuam no país, o técnico José Manuel De La Torre apostou em diversos atletas do Cruz Azul, América, Santos Laguna e Monterrey, atualmente os melhores times mexicanos.
Curiosamente, nenhum jogador do Tijuana, que está nas quartas de final da Copa Libertadores, foi convocado, já que a equipe não foi bem na liga nacional.
O México chega ao Brasil em momento delicado, já que vive situação crítica nas eliminatórias da Concacaf para a Copa 2014. Apesar disso, a Federação Mexicana de Futebol fez questão de confirmar José Manuel De la Torre no cargo até o Mundial.
O presidente da FMF, Justino Compean, disse: "Obviamente não estamos à vontade com três pontos em nove disputados, mas estamos com Chepo até a morte." O Panamá lidera o grupo com cinco pontos, com Costa Rica, Estados Unidos e Honduras um ponto atrás.
Na Copa das Confederações, o México estreia contra a Itália, em 16 de junho, no Maracanã. Em seguida, pega o Brasil, em 19 de junho, no Castelão (Fortaleza). Por fim, encerra sua participação no grupo A contra o Japão, em 22 de junho, no Mineirão.
Veja a lista de convocados:
Goleiros: Jesus Corona (Cruz Azul), Alfredo Talavera (Toluca) e Guillermo Ochoa (Ajaccio-FRA)
Defensores: Francisco Rodriguez (América), Diego Reyes (América), Hiram Mier (Monterrey), Severo Meza (Monterrey), Jorge Torres Nilo (Tigres), Hector Moreno (Espanyol-ESP)
Meio-campistas: Gerardo Torrado (Cruz Azul), Pablo Barrera (Cruz Azul), Jesus Molina (América), Jesus Zavala (Monterrey), Hector Herrera (Pachuca), Angel Reyna (Pachuca), Carlos Salcido (Tigres), Andrés Guardado (Valencia-ESP), Javier Aquino (Villarreal-ESP)
Atacantes: Giovani Dos Santos (Mallorca-ESP), Raul Jimenez (América), Aldo de Nigris (Monterrey), Oribe Peralta (Santos Laguna), Javier Hernández (Manchester United-ING)