CBF negocia liberação de jogadores da Europa e admite ter atrasos
Paulo Passos
Do UOL, em São Paulo
-
Júlio César Guimarães/UOL
Felipão não deve ter os 23 convocados à disposição no dia da apresentação no Rio de Janeiro
O técnico da seleção brasileira Luiz Felipe Scolari e o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira estão na Europa negociando a liberação de jogadores para que eles se apresentem no prazo estipulado pela entidade para a preparação do time na Copa das Confederações.
A data de apresentação está marcado para o dia 27 de maio, segunda-feira. De acordo com as normas da Fifa, porém, os clubes são obrigados a liberar os seus atletas 15 dias antes do inicio da competição, que será no dia 31 de maio.
O UOL Esporte apurou que a CBF já admite que jogadores que atuam na Espanha, França e Alemanha podem ter que se apresentar no Rio de Janeiro um ou dois dias após a data marcada. A seleção começa a preparação para a Copa das Confederações no Rio de Janeiro, onde o time enfrentará a Inglaterra em amistoso, no dia 2 de junho. Depois a equipe fará treinamentos em Goiânia e Porto Alegre, onde jogará contra a França, no dia 9 de junho. A estreia no torneio será no dia 15, contra o Japão, em Brasília.
O Campeonato Espanhol, por exemplo, tem a última rodada marcada para o dia 29 de maio, dois dias após a data da apresentação dos jogadores da seleção. Parreira e Felipão tentam convencer os clubes a liberarem os atletas antes.
O Barcelona, de Daniel Alves, já ganhou o titulo. Porém, o Atlético de Madri, do lateral Filipe Luis, ainda disputa uma vaga na Liga dos Campeões e dificilmente liberaria o jogador antes da última rodada.
Já na França, a última rodada do campeonato será no dia 26, domingo. Thiago Silva atua no já campeão PSG e talvez não chegue a tempo de se apresentar no Rio de Janeiro no dia 27.
Luiz Gustavo e Dante, do Bayern de Munique, disputarão no sábado, dia 25 de maio, a final da Liga dos Campeões, em Londres, na Inglaterra. Os dois também podem adiar a chegada ao Brasil para o dia 28 de maio.
A lista dos 23 jogadores convocados para a Copa das Confederações foi divulgada na última terça-feira. Doze atletas atuam em clubes europeus.
Veja também
- Pote errado e bolinhas devolvidas: Cinco bizarrices que rolaram em sorteios
- Ex-técnico mexicano recorda vitória contra o Brasil, em 2005: 'Preguiçosos'
- Arnaldo Ribeiro: "O 'favoritaço' surgiu depois de Brasil x Espanha em 2013"
- Brasil x Espanha em 2013 despertou o complexo de pitbull do nosso futebol