Maracanã reabre para o futebol com indefinição sobre jogos no estádio

Vinicius Konchinski*

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Júlio César Guimarães/UOL

    Maracanã recebe jogo-teste neste sábado, mas não estará liberado para clubes do Rio

    Maracanã recebe jogo-teste neste sábado, mas não estará liberado para clubes do Rio

Depois de ficar dois anos e meio fechado para reforma, o Maracanã volta a receber um jogo de futebol neste sábado. Um time formado por amigos de Ronaldo e outro composto por colegas de Bebeto vão reestrear o gramado do estádio, que não é usado desde setembro de 2010. Isso não significa, porém, que o Maracanã voltará a ser já a partir deste final de semana um dos principais palcos do futebol brasileiro. A reabertura do estádio para jogos oficiais ainda está cercada de indefinições e hoje não é possível dizer quando um clube poderá mandar uma partida no local.

Com o Engenhão interditado, Flamengo, Fluminense e Botafogo pressionam para jogar no Maracanã ainda antes da Copa das Confederações. O governo do Rio, entretanto, reluta em ceder o estádio já que ele e seu entorno ainda não estão completamente prontos. O Maracanã só terá condições ideais no final de maio, quando já estiver sob controle da Fifa (Federação Internacional de Futebol).

A federação vai liberar estádio só após a final da Copa das Confederações. Isso, entretanto, não põe fim às dúvidas sobre a utilização do espaço. Com o Maracanã em processo de privatização, seu uso passará a depender em breve também da empresa que assumi-lo. Como a concessão não tem data para ocorrer, os jogos no estádio também não.

Veja abaixo algumas dúvidas sobre o futuro do Maracanã:

QUAL SERÁ O SEGUNDO-EVENTO TESTE PARA A COPA DAS CONFEDERAÇÕES?

O Maracanã passará por três eventos-teste até a Copa das Confederações. O primeiro acontece neste sábado. O último será no dia 2 de junho e marcará a reinauguração oficial do estádio. O governo do Rio prometeu testar o Maracanã também no dia 15 de maio. O evento que será realizado no estádio, entretanto, ainda não foi definido.

De acordo com o acordado com a Fifa, o Maracanã poderá receber até 50% de sua capacidade no seu segundo evento-teste. Como o estádio tem 78 mil lugares, é possível que ele receba quase 40 mil pessoas na sua segunda avaliação para a Copa das Confederações. Se esse evento for um jogo de futebol, terá um público igual ao de um Engenhão praticamente lotado.

INAUGURAÇÃO SERÁ COM AMISTOSO DA SELEÇÃO OU JOGO DE CLUBE?

O governo do Rio de Janeiro já anunciou que a inauguração oficial do Maracanã acontecerá no dia 2 de junho. A 13 dias do início da Copa das Confederações, a seleção brasileira enfrentará a Inglaterra em uma partida amistosa, na qual será usada a capacidade total de público do estádio.

Clubes do Rio de Janeiro, porém, ainda sonham com a possibilidade de "furar" essa inauguração oficial. Com o Engenhão interditado, o Flamengo quer usar o Maracanã em um jogo da Copa do Brasil, o Fluminense quer mandar um jogo da Libertadores no estádio a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) pede a liberação do local para as finais do Carioca.

O governo não libera o estádio, mas também não nega. Segundo a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, depois do teste deste sábado, o Maracanã passará para uma avaliação para saber se já tem capacidade de receber um jogo oficial de algum time do Rio.

QUEM MANDA NO MARACANÃ DEPOIS DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES?

Quando a Copa das Confederações terminar, o Maracanã estará liberado e completamente pronto para receber qualquer partida de futebol. Uma dúvida administrativa, contudo, ainda põe em xeque a utilização do estádio pelos times do Rio: afinal, após a Copa das Confederações, quem mandará no Maracanã?

O governo já anunciou que o estádio será privatizado e abriu uma licitação para definir quem irá administrá-lo pelos próximos 35 anos. Segundo o próprio governo, porém, o processo de licitação não tem data para terminar, podendo inclusive se estender para além do final da Copa das Confederações.

Quem pretende usar o Maracanã depois do torneio, portanto, ainda não sabe se terá que discutir isso com o governo do Rio de Janeiro ou com a concessionária do estádio. Se ainda não está definido quem mandará no Maracanã depois da Copa das Confederações, não há qualquer informação sobre como o estádio poderá ser usado, por exemplo, no Campeonato Brasileiro.

QUEM JOGARÁ NO MARACANÃ DEPOIS QUE O ESTÁDIO FOR PRIVATIZADO?

Mesmo após a privatização do Maracanã, o uso do estádio por times do Rio ainda é dúvida. Quando o estádio for concedido à iniciativa privada, será a concessionária do espaço que definirá quem e quando o Maracanã poderá ser utilizado em partidas de futebol ou mesmo outros eventos.

O edital da licitação do Maracanã prevê que a administradora do espaço tenha contrato com dois grandes clubes do Rio para que eles mandem seus jogos no estádio. Nos bastidores, Flamengo e Fluminense já se articulam para voltar a jogar no Maracanã. Até agora, porém, nada está definido.

Quantos jogos cada clube poderá mandar no estádio por ano, de que campeonatos, a que custo, tudo isso ainda é uma incógnita para os times e os seus torcedores.
Obras no Maracanã
Obras no Maracanã

*Colaboraram Bernardo Gentile, Pedro Ivo Almeida e Renan Rodrigues

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos