De olho no cofre

Inacabado, Maracanã vai usar metade dos acessos em evento-teste

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Erbs Jr./Frame/Estadão Conteúdo

    Na reta final das obras do Maracanã, operários concluem a instalação da cobertura no estádio

    Na reta final das obras do Maracanã, operários concluem a instalação da cobertura no estádio

Só duas das quatro entradas do novo Maracanã serão utilizadas em seu primeiro evento-teste para a Copa das Confederações, no sábado. Inacabado, o estádio não terá todas as suas catracas instaladas e obras de entorno concluídas nesta semana. Por isso, os convidados para a partida entre amigos de Ronaldo e amigos de Bebeto só poderão usar metade dos acessos que o Maracanã terá quando for receber, por exemplo, um jogo de Copa do Mundo.

Quem for ao jogo poderá entrar no estádio na entrada em frente ao estátua do Bellini ou por uma entrada perto da torre de vidro. O acesso mais próximo à estação de metrô Maracanã e pela a Avenida Radial Oeste estarão fechados.

A restrição foi informada nesta quarta-feira por secretários municipais que elaboraram o plano de operação do jogo-teste deste sábado. Segundo o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, a reurbanização do entorno do estádio feita pela prefeitura só estará concluída no dia 27 de maio. Portanto, só no dia 2 de junho, no amistoso entre Brasil e Inglaterra, é que o estádio funcionará a pleno vapor.

"Já estamos fazendo uma força-tarefa com mil homens para terminar o que falta no entorno do estádio. Tudo vai estar pronto em maio, exceto a passarela para o parque da Quinta da Boa Vista, que é para a Copa do Mundo", complementou Pinto, em entrevista coletiva. "A urbanização que está sendo feita no local não vai atrapalhar o que tinha sido combinado com a Fifa."

Para o primeiro jogo-teste do novo Maracanã, a prefeitura vai fechar o trânsito no entorno do estádio. Os cerca de 27 mil operários, seus familiares e outros convidados para assistir à partida só poderão chegar a pé, após caminhar de estações de trem e metrô ou pontos de ônibus localizados nas redondezas.

"O sujeito que pensa que chegará de carro ao estádio não chegará", avisou o secretário municipal de Transportes, Carlos Osório. "A recomendação é que todos venham de transporte coletivo. Isso é uma regra geral para todos os grandes eventos que o Rio vai sediar."

Considerando a restrição aos carros e a prioridade para os pedestres, a prefeitura vai fechar um viaduto que liga a região central do Rio ao Maracanã. O Viaduto Oduvaldo Cozzi será acessado somente por pessoas a pé das 16h às 22h de sábado. O jogo começa às 19h.

A prefeitura ainda lembrou que a proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas no entorno do Maracanã existente desde 2009 estará em vigor. Nenhum bar ou ambulante poderá comercializar cerveja na proximidade do estádio neste sábado.

O presidente da Rio Eventos, Leonardo Maciel, informou que todas essas medidas foram discutidas com a Fifa e fazem parte de um plano preliminar já para a Copa das Confederações. Ele ressaltou, no entanto, que todo esse planejamento será testado e pode ser alterado até o torneio ou mesmo a Copa do Mundo de 2014.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos