Fifa promete concluir relatório do escândalo da ISL nos próximos dias

DO UOL, em São Paulo

  • Reuters

    Nicolas Leoz

    Nicolas Leoz

A Fifa promete concluir relatório sobre o escândalo de corrupção ISL nos próximos dias e, em seguida, deve divulgá-lo. Esse é caso da ex-parceira da entidade que pagou subornos a dirigentes, entre eles o ex-presidente João Havelange e o ex-comandante da CBF Ricardo Teixeira, como já revelado pela Justiça suíça. E a há a forte possibilidade de que também implique o agora ex-presidente da Conmebol Nicolás Leóz, que renunciou na última terça-feira a seus cargos.

Ao UOL Esporte, a Fifa informou que o diretor da câmara de investigação do comitê de ética, Michael Garcia, entregou ainda em março o relatório sobre a ISL pronto para a câmara de julgamento do comitê.

O presidente deste tribunal, Joachim Eckert, estabelece o prazo de 15 de abril para submeter suas conclusões sobre o dossiê ISL para a Fifa. "Mr Eckert informou a Fifa que vai levar mais uns poucos dias para que ele complete seu relatório", informou a Fifa.  A entidade promete divulgar novidades assim que o processo estiver concluído e se recusou a comentar a possibilidade de Leóz estar implicado.

Segundo denúncia da BBC, o dirigente paraguaio levou US$ 700 mil da ISL. Ricardo Teixeira, que se afastou da Fifa no ano passado, e João Havelange ganharam um total de R$ 45 milhões em propinas, diretamente ou indiretamente, de acordo com o relatório da Justiça suíça. Os três negam ter se beneficiado do esquema. 

Leóz deixou a Conmebol alegando problemas de saúde. De fato, o dirigente tem andado carregado por auxiliares nos últimos tempos, mostrando debilidade em seus 84 anos. Ele foi substituído por Eugenio Figueredo na confederação.

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos