De olho no cofre

Presidente do BNDES diz que dinheiro do Itaquerão sai "muito em breve"

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Rivaldo Gomes/Folhapress

    Com pouco mais de 70% de suas obras concluídas, Itaquerão segue sua construção em São Paulo

    Com pouco mais de 70% de suas obras concluídas, Itaquerão segue sua construção em São Paulo

O imbróglio envolvendo o empréstimo de R$ 400 milhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para a obra do Itaquerão está muito perto de seu fim.  Isso é o que disse o presidente do próprio BNDES, Luciano Coutinho, nesta segunda-feira.

De acordo com Coutinho, as negociações para a chegada dos recursos já aprovados à obra estarão concluídas "muito em breve". Coutinho não quis dar detalhes sobre a operação, mas afirmou que todos os problemas estão sendo solucionados.

"Aprovamos o empréstimo há algum tempo [julho de 2012], mas depois surgiram algumas complicações na estrutura jurídica do negócio", explicou Coutinho, em entrevista coletiva. "Isso estará resolvido muito em breve."

Apesar do empréstimo para o Itaquerão ter sido aprovado pelo BNDES, o dinheiro deveria chegar à obra por meio do Banco do Brasil. Neste caso, o BB seria o repassador do financiamento para a construção.

Para fazer o repasse, entretanto, o BB exige garantias financeiras do fundo responsável pela construção do estádio, formado pelo Odebrecht e Corinthians. Até agora, o fundo não conseguir cumprir as exigências do banco. Por isso, o financiamento segue parado.

O ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, já afirmou que, sem o empréstimo, o estádio não ficará pronto para receber o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014. Por causa disso, o clube e a Odebrecht estariam negociando com outro banco o repasse do financiamento.

Na sexta-feira, uma reportagem da Folha de S.Paulo informou que o novo repassador seria a Caixa Econômica Federal. Perguntado sobre a troca, o presidente do BNDES evitou fazer comentários. "Não vou falar sobre a operação", respondeu.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos