Agora na seleção, Pato lidera em dribles e chutes no Corinthians

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

  • Leandro Moraes/UOL

    Pato em ação pelo Corinthians; em pouco tempo de clube, ele já é um dos destaques nas estatísticas

    Pato em ação pelo Corinthians; em pouco tempo de clube, ele já é um dos destaques nas estatísticas

Alexandre Pato chega à seleção após quase dois meses de Corinthians com uma sequência de jogos que não tinha há tempos, exibições de qualidade e bons números como cartões de visita. Principal novidade de Luiz Felipe Scolari para o amistoso entre Brasil e Bolívia do próximo sábado, o atacante é quem mais chuta e quem mais dribla em seu clube, e impressiona os companheiros pela precisão até nos treinamentos.

Desde que chegou à equipe do Parque São Jorge, Alexandre Pato fez 12 jogos. Os 11 primeiros foram em sequência e representaram a maior série do jogador desde em três anos e a quinta maior da carreira marcada por lesões.

Com cinco gols, ele é o vice-artilheiro do Corinthians na temporada, atrás apenas de Guerrero, que tem oito. Pato também não demorou a virar titular do time. Mesmo tendo como principal rival Emerson, o herói da Libertadores do ano passado, ele assumiu uma vaga na equipe principal na partida contra o Millonarios, já na segunda rodada do torneio continental.

De acordo com o Datafolha, ninguém dribla ou chuta mais que ele no Corinthians. Alexandre Pato tem média de 3,8 fintas e 3 finalizações por jogo, e é o terceiro em ambos os quesitos no Campeonato Paulista. Neymar é o líder nos dois, seguido pelos são-paulinos Osvaldo e Luís Fabiano, respectivamente, em cada um deles.

Os dados só comprovam o bom momento do atacante, que finalmente volta a mostrar o futebol que se esperava quando ele surgiu em 2006 como destaque do Inter que seria campeão mundial diante do Barcelona. No Corinthians, Pato demorou pouco para chamar atenção da imprensa e dos companheiros.

Antes mesmo do novo companheiro estrear, Paulinho já havia classificado o desempenho de Pato nas finalizações como "impressionante". Dias depois, foi a vez dos jornalistas se assustarem. Após um treino, o atacante foi fazer um treino à parte em um campo auxiliar do CT Joaquim Grava e foi desafiado por um dos membros da comissão técnica a acertar o ângulo.

A ideia era que Pato acertasse um agasalho que ficava pendurado no canto superior esquerdo da trave. O atacante o fez com maestria, acertando uma sequência de três bolas seguidas e mandando poucas bolas para fora do gol.

O problema é que, na seleção, ele exigirá uma certa adaptação outra vez. A entrada de Pato no Corinthians fez o time mudar sua maneira de buscar o atacante. Em vez da bola para o pivô de Guerrero, os meias passaram a buscar as bolas mais enfiadas para a velocidade do ex-jogador do Milan.

Na seleção, o centroavante preferido de Felipão tem sido Fred, que também gosta de receber de costas para o gol. Por isso, os armadores também terão de mudar o que vinham fazendo nos jogos anteriores com a chegada de Pato. Para o corintiano, resta confiar que nomes como Neymar e Ronaldinho Gaúcho saberão fazê-lo. 

Alexandre Pato
Alexandre Pato

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos