Comentarista, Ronaldo irá avaliar atuações de clientes da sua agência
Paulo Passos
Do UOL, em São Paulo
-
Francisco Cepeda e Léo Franco/AgNews
Ronaldo, Walter Casagrande, Arnaldo César Coelho e Galvão Bueno em festa da Globo
Empresário, dirigente da organização da Copa e agora comentarista da TV Globo. A agenda de Ronaldo está cheia para os próximos dois anos. Na nova função, a de integrante da equipe de esportes da emissora líder de audiência do país durante a Copa das Confederações, o ex-jogador irá lidar com a dualidade de analisar atuações de jogadores que são seus clientes na agência 9ine.
Segundo foi anunciado na última quarta-feira, o "Fenômeno" trabalhará nas transmissões dos jogos da Copa das Confederações, que acontecerá em junho. É certo que comentará partidas onde Neymar, com certeza, Lucas, provavelmente, e Leandro Damião, talvez, estarão em campo. Os três são clientes da agência de publicidade 9ine, que tem Ronaldo como um dos sócios.
A reportagem do UOL Esporte entrou em contato com a 9ine e com a TV Globo. A empresa de marketing esportivo não se pronunciou até a publicação deste texto. Já a emissora, por meio da Central Globo de Comunicação, informou que o fato de ajudar a carreira dos três atletas não impede que o Fenômeno comente com "espírito de independência e isenção que sua trajetória permite".
"A data de estreia e das participações de Ronaldo é informação estratégica e só será divulgada no momento oportuno. Sobre os contratos de empresa dele com alguns jogadores, eles, os contratos, se referem à busca por anúncios e patrocínios. Os contratos não envolvem exclusividade. Tal fato, de conhecimento público, em nada inibe Ronaldo de comentar, como convidado, os jogos da seleção, com espírito de independência e isenção que sua trajetória permite. Qualquer pesquisa pode demonstrar que Ronaldo já criticou publicamente alguns desses jogadores. Foi a independência de Ronaldo e o seu conhecimento que levou a Globo a chamá-lo a ser comentarista convidado", informou a emissora, por meio da CGCom.
A 9ine negocia contratos de publicidade e ações de marketing dos atletas. A agência conta com mais de 10 clientes. Além dos jogadores, tem cantores, como Luan Santana, outros esportistas, como o surfista Danilo Couto e Falcão, do futsal, e até Rubens Barrichello, que a partir deste ano também será comentarista de Fórmula 1 na TV Globo.
No mercado publicitário, quanto mais destaque o jogador tiver na mídia, mais alto é o seu cachê e mais convites ele tem para propagandas. Neymar, por exemplo, é o maior exemplo do reflexo da exposição na imprensa no sucesso na publicidade. O astro santista, jogador mais midiático do momento no Brasil, é garoto propaganda de mais de 10 empresas. Alguns desses contratos, como o com a Claro, por exemplo, foram fechados via 9ine.
Além de acordos publicitários, a 9ine cuida ainda da gestão de carreira de alguns atletas, o que inclui assessoria de imprensa e media training, treinamento para lidar melhor com a imprensa e aprender técnicas de comunicação.
Um dos sócios da 9ine é o grupo WPP, da Inglaterra, tido no mercado como o maior de comunicação do mundo. Por conta da sociedade, Ronaldo tem ido a Londres e deve ficar por mais tempo na cidade inglesa até a Copa das Confederações.
O ex-jogador é também membro do conselho de administração do COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo de 2014. A assessoria de imprensa do órgão informou ao UOL Esporte que foi comunicada por Ronaldo que ele irá trabalhar na TV Globo durante a Copa das Confederações, torneio-teste para o Mundial, organizado pela Fifa no Brasil.
"O Ronaldo tem um cargo não-remunerado no COL. Ele informou que irá manter a sua agenda mesmo trabalhando na Globo", disse o COL, via assessoria de imprensa.
Parceira de Ronaldo ganha contrato de R$ 8 mi para estádio da Copa
-
Em outubro de 2012 uma reportagem do UOL Esporte mostrou que uma empresa parceira do ex-jogador Ronaldo, dirigente do COL, ganhou um contrato de cerca de R$ 8,5 milhões para um dos estádios do Mundial. A Marfinite Arenas fornecerá assentos da Arena Fonte Nova, que está na Copa das Confederações e no Mundial. A empresa foi contratada por meio de uma concorrência privada feita pelo Consórcio Arena Fonte Nova, composto pela Odebrecht e pela OAS. Não houve licitação porque a obra é tocada por meio de uma PPP (Parceria Público Privada). Tanto o COL quando a 9ine, agência de Ronaldo, negaram qualquer participação dele no negócio ou na elaboração de regras relacionadas a especificações de estádios. Fato é que o ex-jogador decidiu não se licenciar de suas funções na agência ao assumir o cargo no COL, no final do ano passado. Abriu mão de um salário e permaneceu na gestão da empresa. Meses antes de Ronaldo entrar no comitê, em setembro de 2011, a 9ine tornou-se a agência de publicidade da Marfinite Arenas. O principal motivo para a contratação foi a presença de Ronaldo. Leia a história completa aqui.